Secretaria Municipal da Saúde
Vacinação para profissionais de saúde autônomos com mais de 30 anos é antecipada
Profissionais de saúde autônomos com mais de 30 anos já podem receber a vacina contra a Covid-19 na cidade de São Paulo. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) antecipou para esta terça-feira (18) o início da vacinação desse público, estimado em 50 mil pessoas.
Assim como os demais grupos contemplados na campanha, este público poderá ser imunizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas e nos oitos mega postos implantados na cidade. Todos os endereços estão listados no final do texto. A estrutura de vacinação da capital conta ainda com pelo menos 130 postos volantes, que incluem igrejas, farmácias, supermercados, escolas, praças e UBS com drive-thru.
Para primeira dose serão utilizados os imunizantes da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca. Quem tomou Coronavac como primeira dose pode procurar as UBSs para receber a segunda dose do imunizante. O intervalo para segunda dose da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca é de 12 semanas, enquanto o da Coronavac é de 28 dias. Para receber a segunda aplicação é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde. Os endereços podem ser consultados na plataforma Busca Saúde.
Comprovação
Para receber a vacina, os profissionais de saúde devem apresentar documento do Conselho de Classe ou comprovante de profissão (certificado ou diploma) e também um comprovante de residência da cidade de São Paulo.
Nesta fase da campanha são priorizados médicos, enfermeiros/técnicos auxiliares, nutricionistas, fisioterapeutas/terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS-CoV2 e análise de amostra de Covid-19, farmacêuticos, técnicos de farmácia, odontólogos, auxiliares de saúde bucal, técnicos de saúde bucal, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física e médicos veterinários.
Outros grupos
Nesta terça-feira, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a vacinação para trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores). A capital também retomou a vacinação de grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias) com comorbidades acima de 18 anos.
As primeiras doses também estão sendo aplicadas nas pessoas com comorbidades acima de 50 anos, pessoas com deficiência permanente inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), profissionais de saúde acima de 42 anos, metroviários e ferroviários, pessoas com Síndrome de Down, pacientes renais, transplantados, pessoas vivendo com HIV e idosos com 60 anos. Todos os grupos prioritários estão listados na página Vacina Sampa.
Comorbidades
As pessoas com comorbidades precisam apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico. Entenda o que são comorbidades e quais são elegíveis para a vacina contra a Covid-19.
A SMS recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço completo, telefone e data de nascimento para concluir o cadastro.
SERVIÇO - VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
De segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades básicas de saúde podem ser acessados por esta lista ou pela ferramenta Busca Saúde.
AMA/UBS Integradas
De segunda a sábado (inclusive feriados), das 7h às 19h
Veja aqui a lista com os endereços.
Postos volantes e UBS com sistema drive-thru
Das 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.
Mega Postos
Das 8h às 17h
*Apenas para aplicação de primeira dose*
SHOPPING ARICANDUVA
Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4, Aricanduva
FACULDADE SANTA MARCELINA
Rua Cachoeira Utupanema, 40, Itaquera
UNISA SANTO AMARO
Rua Isabel Schmidt, 349, Santo Amaro
CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO
Av. Maria Coelho Aguiar, 215, Acesso pelo Terminal João Dias ou Metrô Giovanni Gronchi, Jardim São Luís
CLUBE HEBRAICA
Rua Ibiapinópolis, 781, Pinheiros
ALLIANZ PARQUE
Av. Francisco Matarazzo, 1.705, Água Branca
CLUB ATHLETICO PAULISTANO
R. Honduras, 1.400, Jardim América
LIONS CLUB VILA MATILDE
Rua Cel. Luis Gonzaga Azevedo, 11, Chácara Seis de Outubro
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk