Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 28 de Maio de 2021 | Horário: 17:12
Compartilhe:

Mais de 8 mil pessoas são abordadas em barreiras sanitárias da Vigilância Municipal

Prefeitura da capital realiza ações nos terminais rodoviários e no Aeroporto de Congonhas para identificar possíveis casos de variantes do coronavírus

Desde terça-feira (25), mais de oito mil pessoas foram abordadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) nas barreiras sanitárias implantadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com foco em identificar, cadastrar os casos suspeitos de Covid-19 e evitar a disseminação da nova cepa indiana do vírus na cidade de São Paulo.

Nos três terminais rodoviários da capital - Tietê, Jabaquara e Barra Funda - cerca de 1,3 mil pessoas foram abordadas, todas elas assintomáticas, sem necessidade de encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Já na ação no Aeroporto de Congonhas, que teve início na quinta-feira (27), foram monitorados 68 voos e pelo menos 6.800 passageiros, sete deles sintomáticos. Todos foram encaminhados à UBS Jardim Aeroporto - Doutor Massaki Udihara, para a realização do teste RT-PCR.

No Terminal de Cargas da Vila Maria, 395 caminhoneiros foram abordados e um deles apresentou sintomas característicos da Covid-19.

Todos foram orientados pelas equipes de saúde locais a realizar o isolamento social. O resultado do exame deverá ser liberado entre 48 a 72 horas.

Para a realização dos testes, a SMS segue as diretrizes do Programa Municipal de Imunização (PMI). Eles são realizados apenas em passageiros que apresentam sintomas. A orientação inicial é realizar o isolamento social em casa até a liberação do resultado do teste.

Para viajantes que não possuam condições financeiras, a Prefeitura da capital reservou 60 quartos no hotel Holliday Inn, no Anhembi, para que o isolamento seja feito de maneira adequada.

Caso seja identificado algum caso com a variante indiana da Covid-19, esse paciente será encaminhado para o Hospital Geral Guaianazes para o tratamento. A unidade, que pertence ao Governo do Estado, conta com 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de terapia intensiva (UTI).

Movimentação no aeroporto de Congonhas
Segundo a Infraero, a previsão de movimentação no mês de junho no Aeroporto de Congonhas supera 490 mil passageiros, com média diária de 16.365 passageiros e o total de 4.670 voos no mês.

collections
Galeria de imagens