Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021 | Horário: 15:22
Compartilhe:

Junho Vermelho alerta para doar sangue e exercitar solidariedade

Estoques baixos nos hemocentros podem levar ao cancelamento de cirurgias; situação pode ser revertida com apoio da população

Procuram-se doadores de sangue urgentemente. Com a pandemia da Covid-19 e a queda das temperaturas, o comparecimento das pessoas aos postos de coleta, bancos de sangue e hemocentros diminui de forma severa e a baixa dos estoques pode comprometer a realização de cirurgias, atendimento a acidentados e pacientes de doenças crônicas graves que necessitam de reposição ou transfusão.

A campanha Junho Vermelho, realizada em todo o país desde 2015, vem reforçar este alerta sobre a importância de se doar sangue regularmente. Doar sangue é compartilhar a vida. É um exercício de solidariedade e um ato de amor que salva vidas.

As unidades municipais da rede SUS da cidade de São Paulo possuem convênio com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). O agendamento para doação pode ser feito pelo aplicativo disponível na Play Store, para sistema Android, ou na Apple Store, para iOS. Também é possível agendar pelo site da Colsan na aba agendamento.

LEIA TAMBÉM: Saúde municipal oferece acompanhamento pós-Covid para usuários SUS

A instituição faz um apelo para que a população ajude a reverter essa situação. Atualmente, o sangue tipo O está com nível baixo nos estoques.

Para colaborar, pessoas entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e pesando mais de 50 quilos, podem doar. As doações feitas pelos homens podem ser a cada dois meses, até no máximo quatro vezes ao ano. Já as mulheres estão aptas a doar a cada três meses, no máximo três vezes ao ano.

Processo seguro
O processo para doar sangue é seguro. Todos os cuidados com a biossegurança são tomados para evitar qualquer tipo de contaminação.

Para garantir ainda mais a segurança dos doadores durante a pandemia, as doações são feitas em horários agendados, com fluxos de entrada e saída diferenciados. Além das salas de espera e de coleta redimensionadas para assegurar o distanciamento entre as pessoas.

No dia marcado, basta estar descansado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado sem ter comido alimentos gordurosos quatro horas antes de doar ou ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Existem alguns impedimentos temporários. Uma pessoa resfriada deve esperar uma semana depois que os sintomas desaparecerem. As grávidas não podem doar e devem esperar a amamentação terminar.

Só não pode mesmo doar sangue quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis, teve hepatite após os 11 anos de idade, malária, aids ou HIV positivo e ainda Doença de Chagas. Um pequeno sacrifício para alguns e que pode mudar a vida de muitos.

Requisitos básicos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização e documentação.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).

Veja aqui todos os requisitos para a doação

SERVIÇO
Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue
Agendamento online pelo site da associação ou pelo aplicativo
Consulte aqui os endereços de hemocentros e hemonúcleos

Coleta de sangue no HSPM
Hospital do Servidor Público Municipal – 4º andar
Segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 13h
Telefone: (11) 3277-5303
Responsável - Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue)

collections
Galeria de imagens