Secretaria Municipal da Saúde
Mulheres vítimas de exclusão ganham festa em prol da saúde e cidadania no Vale do Anhangabaú
No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participará do evento "Mulher com Vida - Um dia dedicado às Mulheres que Vivem e Lutam para Viver", durante todo este fim de semana, no Vale do Anhangabau. Mais de seis mil mulheres são esperadas no local, entre às 8h e 18h do sábado (7) e das 8h às 12 h no domigno (8). Junto com outras entidades públicas e privadas, a SMS estará presente para apoiar e dar atenção especial à todas as participantes. O evento, organizado pelo Sindicato dos Comerciários, é voltado para as mulheres com alto grau de vulnerabilidade social. São mulheres que estão em situação de rua, moradoras de albergues e abrigos, catadoras de material reciclável entre outras que serão trazidas de ônibus de diversas regiões da cidade.
Elas receberão orientação sobre os mais diversos assuntos que preocupam e afetam as mulheres. Mais de 100 profissionais da SMS estarão empenhados no trabalho de educação em diversas áreas específicas da saúde da mulher com orientações sobre como evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, quais métodos contraceptivos usar, como utilizar o preservativo feminino, como realizar o planejamento familiar na rede pública de saúde da capital. Além disso, haverá palestras sobre a importância da realização do pré-natal e prevenção de câncer de mama e colo uterino. No sábado, as participantes poderão realizar o teste rápido de HIV que proporciona o resultado do exame em até 40 minutos.
Também haverá abordagem para alertar sobre os perigos da Tuberculose, Hanseníase, Dengue, Leptospirose entre outras doenças. A SMS encaminhará as mulheres que necessitam de assistência para as unidades mais próximas de seus locais de moradia. Técnicos da SMS avaliam que este evento tem um importante papel no trabalho inédito que vem sendo feito por meio das mais de 24 equipes do Programa Saúde da Família Especial em prol dessa população. A SMS tem investido fortemente na cobertura de assistência à saúde das populações que vivem em risco social na cidade.
As atividades serão realizadas por profissionais dos Programas Municipais de DST/Aids, Mãe Paulistana e Coordenação de Vigilância em Saúde, Atenção Básica e Coordenação Regional de Saúde Centro-Oeste. Serão duas tendas de atendimento, localizadas próximo às tendas da Estação de Beleza e do Atendimento Jurídico. Além de orientação em saúde, as participantes também poderão contar com assistência jurídica, salão de beleza, cadastro para emprego e um Show com artistas convidados.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk