Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 3 de Novembro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

Novembro Azul: UBSs desempenham papel importante na promoção da saúde do homem

Estratégias para atrair o público masculino inclui a participação no pré-natal da gestante e o Avança Saúde - Homem, que acontece no próximo dia 29
A imagem mostra o interior de um consultório médico. Em primeiro plano, um homem idoso está sentado em frente a um profissional de saúde, que veste jaleco branco e faz anotações em uma ficha enquanto conversa com o paciente. Sobre a mesa há um computador, equipamentos médicos e materiais de uso clínico. Ao fundo, outro profissional de saúde atende um segundo paciente, em um ambiente limpo, bem iluminado e organizado, típico de uma unidade básica de saúde. A cena transmite uma rotina de atendimento médico e cuidado ao paciente.

Atendimento durante o Avança Saúde - Homem de 2024 (Acervo/SMS)

Ao longo do Novembro Azul, mês dedicado à saúde dos homens, as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada da saúde da capital, desenvolvem uma programação intensa para conscientizar a população masculina sobre a importância de buscar os serviços de saúde para cuidar da saúde física e mental, realizar consultas, exames e acompanhamento. 

De acordo com o Inquérito de Saúde da Capital, ISA Capital 2024, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP e divulgado no início de outubro, 63,2% dos homens com mais de 40 anos residentes na cidade de São Paulo já fez exame de próstata, um percentual significativamente maior àquele colhido no primeiro ISA, realizado em 2003 (47%).

Ainda assim, em boa parte em função da falta de diagnóstico e tratamento, na medida em que não procuram os serviços de saúde, além dos hábitos de vida, os homens brasileiros vivem, em média, 6,6 anos a menos que as mulheres, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita em 2023. 

As doenças que mais matam homens no Brasil são as cardiovasculares (infarto e AVC), doenças respiratórias (como pneumonia e DPOC), diabetes e câncer. E, entre os cânceres, o de próstata é o segundo mais comum (depois do de pele não melanoma) e o segundo mais mortal (depois do câncer de pulmão), embora tenha 98% de chances de cura se for diagnosticado precocemente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 71.730 os novos casos por ano para o triênio 2023-2025.

Mudança de hábitos
Seja para o câncer ou outras doenças, além de cuidados como alimentação e o abandono de hábitos como o tabagismo, os profissionais de saúde reforçam a importância da atividade física para a qualidade de vida em geral. E, mesmo para pacientes em tratamento, ajuda a melhorar a aptidão cardiorrespiratória, o estado psicossocial, o sono e a qualidade de vida, além de reduzir a fadiga e prevenir o comprometimento funcional.

Para estimular mudanças de hábitos de vida e comportamentais, desde 2016 o município de São Paulo possui a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH), que preconiza a promoção, prevenção e cuidados integrais na faixa etária entre 20 e 59 anos como uma de suas principais diretrizes, incluindo cuidados com a saúde mental, e a atenção ao autocuidado como rotina. Ações neste sentido ocorrem nos serviços de saúde de todas as regiões da capital. 

“Pré-natal do homem”
Entre as estratégias de cuidado nas UBSs está a participação dos homens nas consultas de pré-natal com a gestante, denominado pré-natal do homem. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxingui, localizada na zona oeste da capital, dos 61 registros de pré-natal realizados nos primeiros nove meses deste ano; 46 tiveram a participação paterna. 

“Para incentivar a presença do parceiro desde o início do pré-natal com a gestante, a equipe realiza o atendimento do homem no mesmo dia da consulta da parceira; desta forma, os resultados têm sido mais satisfatórios”, afirma Camilla Dias Pereira, gerente da unidade. “Porém, se o parceiro não comparecer, obtemos algumas informações com a própria gestante e, a partir delas, é feita a solicitação dos testes rápidos e de sorologias e o paciente é convocado para vir juntamente com a gestante na consulta seguinte”, destaca.

Segundo a profissional, “Apesar de cada vez mais os homens acompanharem suas parcerias nas consultas e cuidarem de sua saúde, ainda é preciso ampliar essa adesão. Há situações em que o parceiro não mora e nem trabalha no território, por isso não tem disponibilidade de comparecer à UBS, e nesses casos, orientamos procurar a unidade onde realiza seu acompanhamento de saúde.”

Camilla conta que outras estratégias para conseguir mais adesão da população masculina são a realização de exames de sorologia em todos os horários, além da remarcação das faltas para dias próximos. 

Hospital referência no tratamento de câncer registra aumento de casos tratados
No Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho - Vila Santa Catarina, administrado pelo Einstein Hospital Israelita, referência no tratamento de câncer na rede municipal, de janeiro a setembro de 2024 foram tratados 89 casos de câncer de próstata; no mesmo período de 2025, foram 179 casos tratados, com 105 cirurgias realizadas. 

De acordo com a oncologista Gislaine Fernandes, o aumento do número de casos tratados de câncer de próstata é reflexo direto da ampliação das ações de rastreamento e detecção precoce, como as campanhas do Novembro Azul, além do maior acesso a exames diagnósticos e da conscientização tanto de médicos quanto de pacientes. 

Segundo a especialista, outros fatores são o envelhecimento da população masculina, com crescimento do número de homens acima dos 50 anos, os avanços tecnológicos e a sensibilidade dos exames atuais, que permitem identificar a doença em estágios mais precoces, possibilitando início mais rápido do tratamento. 

“Os registros mostram que mais de 60% dos diagnósticos recentes ocorrem em fases iniciais, enquanto cerca de 37% ainda são identificados em estágios III e IV, sendo que os casos mais avançados vêm crescendo, passando de 16% para 21% nos últimos anos”, pontua Gislaine, acrescentando que o diagnóstico precoce “depende fundamentalmente da atenção primária, que deve reconhecer sinais de alerta e encaminhar rapidamente o paciente para rastreamento e exames complementares.” 

Avança Saúde – Homem 
No próximo dia 29 de novembro, um sábado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza mais uma edição do Avança Saúde – Homem e +. Na data, as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h, e farão uma série de ações voltadas para a saúde masculina, em alusão ao Novembro Azul. 

Poderão ser feitos acolhimento e atualização cadastral, atualização vacinal, atendimento do enfermeiro, realização de testes rápidos, consulta médica, atenção à saúde da pessoa idosa, orientação farmacêutica, avaliação sobre o consumo de álcool (Modera SP), tabagismo, atendimento em Saúde Bucal e por equipe multiprofissional, conforme a necessidade.

Dada a importância de cuidados preventivos, muitas ações executadas terão foco na identificação de problemas urológicos e também na atenção ao consumo de álcool, tabagismo e medicamentos. Além disso, ações educativas sobre a importância da atividade física, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e outros temas serão feitas por equipes multiprofissionais.

Dados em São Paulo
De acordo com a Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da SMS, de janeiro a junho de 2025, foram registrados 387 óbitos em decorrência do câncer de próstata na cidade de São Paulo; em 2024, foram 831; em 2023, 793; e, 2022, 767; em 2021, 819; e em 2020, 709 óbitos. Em relação a consultas a urologistas na rede municipal, foram 129.168, de janeiro a agosto deste ano. E, em relação a internações na rede municipal em decorrência do câncer de próstata este ano na rede municipal, foram registradas 697, de janeiro a agosto.

collections
Galeria de imagens