Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Parceiro da Prefeitura, Hospital do GRAACC atinge 80% de cura e se firma como referência no tratamento do câncer infantil

Apoio da gestão municipal fortalece atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com câncer em São Paulo

Com mais de 30 anos de atuação, o Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer) atingiu uma taxa média de cura de 80%, o que coloca o Brasil entre os países com melhores índices de sucesso no combate ao câncer pediátrico. A notícia foi dada na manhã desta quarta-feira (16), durante visita do prefeito Ricardo Nunes à instituição.

“Estamos aqui visitando o GRAACC, essa referência internacional no tratamento infantojuvenil contra o câncer, com um resultado extraordinário de 80% de cura. É um orgulho para a cidade de São Paulo e para o país poder apoiar uma instituição com esse nível de excelência”, afirmou Ricardo Nunes. O hospital é referência no Brasil no diagnóstico e tratamento de câncer infantojuvenil de alta complexidade. Graças à excelência médica e ao constante investimento em pesquisa, inovação e atendimento humanizado, a instituição.

A Prefeitura de São Paulo destinou, por meio do FUMCAD e da Coordenação de Políticas para a Criança e o Adolescente (CPCA/SMDHC), R$ 19,7 milhões ao GRAACC, fortalecendo o atendimento gratuito de crianças e adolescentes com câncer. Além do repasse, a parceria da instituição com a Secretaria Municipal da Saúde permite a realização de milhares de atendimentos pelo SUS. Em 2010, a Prefeitura cedeu um terreno de 4.191 m² para a ampliação do Instituto de Oncologia Pediátrica, administrado pela instituição em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

A diretora clínica do GRAACC, Mônica Cypriano, ressaltou a importância da parceria com o poder público. “É fundamental contar com o apoio da Prefeitura. O GRAACC é uma instituição filantrópica que vive de doações e parcerias. Chegamos a um patamar de excelência, mas queremos avançar ainda mais. Atendemos 430 novos casos por ano, e nosso objetivo é continuar ampliando esse atendimento”, disse.

O GRAACC atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde — 80% dos atendidos vêm da rede pública — e realiza um modelo de atendimento integral e humanizado, com foco não só na criança ou adolescente em tratamento, mas também no acolhimento das famílias. Em 2024, a instituição atendeu quase 4 mil pacientes e realizou mais de 10 mil aplicações de quimioterapia, 2,6 mil cirurgias e 94 transplantes de medula óssea.

Além do GRAACC, a Prefeitura também apoia o tratamento de câncer infantojuvenil em São Paulo por meio de outras organizações da sociedade civil, como a Casa Hope e Associação Helena Piccadi de Andrade Silva / Instituto Heleninha (AHPAS), que oferecem suporte complementar às famílias em tratamento, como hospedagem, transporte e acolhimento psicossocial.

collections
Galeria de imagens