Secretaria Municipal da Saúde
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e Copenhague prevê inovação em eficiência energética para hospitais municipais

Representantes da SMS e da delegação dinamarquesa em frente ao Hospital Municipal Benedicto Montenegro (Acervo/SMS)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu, nesta terça-feira (23), uma comitiva da Dinamarca em visita técnica ao Hospital Municipal Benedicto Montenegro, no Jardim Iva, zona leste da capital. O encontro teve como objetivo apresentar as reformas em andamento na unidade e compartilhar experiências sobre soluções tecnológicas sustentáveis que serão aplicadas no novo prédio. Representantes da Embaixada da Dinamarca no Brasil e da Agência Dinamarquesa de Energia (DEA) conheceram as instalações do hospital e discutiram com as equipes da Saúde estratégias para aprimorar a eficiência energética das obras.
A Prefeitura de São Paulo iniciou uma parceria com a cidade de Copenhague em 2024, voltada ao desenvolvimento sustentável em quatro eixos principais: trabalhos verdes, eficiência energética, adaptação climática e manejo de resíduos. A Saúde participa do eixo de eficiência energética e realiza, desde então, reuniões e visitas técnicas para avaliar como implantar essas melhorias nos hospitais da rede municipal.
“Dentro da parceria com Copenhague, O eixo de eficiência energética busca não apenas modernizar hospitais e prédios municipais, mas também consolidar a cidade como um modelo de inovação e sustentabilidade”, diz Miriam Moraes Lavado, analista de saúde da Assessoria de Planejamento (Asplan) da SMS, que acompanhou a comitiva dinamarquesa na capital.
Unidades das zonas leste e oeste serão pilotos do projeto
Dois hospitais em reforma, o Hospital Municipal Benedicto Montenegro, na zonal leste, e o Hospital Municipal Sorocabana, na zona oeste, funcionarão como projetos-piloto em sistemas de climatização e refrigeração mais eficientes. Entre as iniciativas estudadas estão novas soluções para ar-condicionado, o aproveitamento da energia solar e a instalação de sistemas de monitoramento de energia nas unidades. A expectativa é que, até 2029, pelo menos quatro hospitais da rede tenham esses sistemas em funcionamento e como referência para a implantação em outras unidades de saúde da cidade de São Paulo.
A cooperação entre São Paulo e Copenhague está entre as metas do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, instrumento de gestão da SMS válido por quatro anos. Além dos hospitais, a parceria prevê soluções para outros equipamentos municipais.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk