Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 21:03
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo realiza ações de fiscalização em comércios de bebidas

Nesta segunda-feira, 29, três estabelecimentos relacionados a casos intoxicados por metanol tiveram bebidas recolhidas para investigação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realizou nesta segunda-feira (29), em ação conjunta com o Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública, uma ação de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, relacionados a casos de intoxicação por metanol registrados na cidade de São Paulo.

Em um bar na região dos Jardins, foram recolhidas cerca de cem bebidas destiladas, que serão encaminhadas pela Polícia Civil para análise. Em dois estabelecimentos na região da Mooca, foram recolhidas oito garrafas em cada.

Nas duas primeiras visitas, os estabelecimentos foram autuados por irregularidades sanitárias.

As ações da Vigilância Sanitária do município de São Paulo são constantes, com fiscalizações em comércios varejistas (restaurantes, bares, adegas, lanchonetes, entre outros) e distribuidores/atacadistas de bebidas, na verificação da procedência da bebida: se há nota fiscal de aquisição, lacre de segurança, integridade e legibilidade da rotulagem, se apresenta todas as informações obrigatórias (dados do fabricante/importador, lote, registro no órgão oficial), bem como a manipulação. De 22 a 26 de setembro, foram realizadas outras 43 inspeções, que resultaram em duas autuações, interdição de bebidas relacionadas aos casos, além do recolhimento pela Polícia para perícia. A pasta está intensificando ações em comércios junto à vigilância estadual. 

Sintomas e casos
Os sintomas de intoxicação por metanol podem incluir ataxia, sedação, desinibição, dor abdominal, náuseas, vômitos, cefaleia, taquicardia, convulsões e visão turva, principalmente após ingestão de bebidas de procedência desconhecida. Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico de emergência.

A população pode localizar o serviço mais próximo pela plataforma: https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/. O CCI-SP oferece apoio para diagnóstico e orientação pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733.

Neste ano, até o momento, foram identificados 14 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada na cidade de São Paulo. Destes, cinco permanecem internados e um homem, de 54 anos, residente da região da Mooca/Aricanduva, infelizmente, faleceu no dia 15 deste mês. Ele apresentou sintomas no dia 9 e foi atendido em instituição de saúde privada. A pasta lamenta a perda.

collections
Galeria de imagens