Secretaria Municipal da Saúde
Programa ModeraSP de combate ao alcoolismo da Prefeitura de São Paulo é finalista na 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital
Um programa, da Prefeitura de São Paulo, o Modera SP, voltado ao combate do uso abusivo do álcool é finalista na 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital (Digital Public Health – DPH), que acontece entre 24 e 26 de julho, na Ilha da Madeira, em Portugal. A premiação reconhece parcerias eficazes e inovadoras em soluções digitais que impactam a saúde pública e terá a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Integrado ao aplicativo e-SaúdeSP e pioneiro na avaliação e prevenção do consumo nocivo de bebidas alcoólicas, o ModeraSP concorre na categoria de Melhor Expansão e Escala (Scale-Up), que reconhece iniciativas que cresceram com sucesso.
Até o momento, o ModeraSP registra 112.870 acessos, 73.891 usuários e 25.664 avaliações realizadas com base no teste Audit, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do questionário, os usuários contam com o auxílio da assistente virtual Susana, nome em homenagem ao SUS, que oferece informações sobre mitos e verdades do álcool, motivações para beber, exercícios de respiração e atividades substitutas ao consumo.
O desenvolvimento da solução digital contou com a participação da Auíri – Inovação para Impacto, que idealizou o projeto e liderou um time de especialistas em neurociência comportamental, UX e UI. A consultoria trabalhou em parceria com os técnicos da Prefeitura para criar uma experiência acessível, eficaz e alinhada às diretrizes do SUS.
A secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, participa da conferência em Portugal e ressalta o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para identificar e cuidar dos munícipes que enfrentam problemas relacionados ao uso abusivo de álcool.
“A secretaria tem investido significativamente em tecnologia. Vivemos em um mundo tecnológico, que nos proporciona ferramentas para cuidar melhor da população. É fundamental utilizá-las para cuidar, promover e melhorar as condições de saúde dos paulistanos.”
“A participação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo na 10ª Conferência Internacional de Saúde Pública Digital, em Portugal, apresentando o ModeraSP, reforça o compromisso da cidade com a inovação, a equidade e o uso estratégico da tecnologia para qualificar o acesso e a gestão dos cuidados em saúde”, destaca Thiago Mattos Mendes, assessor do gabinete da Atenção Básica e membro da equipe do ModeraSP da SMS.
O ModeraSP é estruturado em três eixos: formação (mais de 2,5 mil profissionais de saúde foram capacitados); ferramenta digital para usuários no aplicativo; e plataforma de apoio clínico para os profissionais da rede, também integrada ao e-SaúdeSP.
Além de promover educação em saúde, a ferramenta identifica casos de risco e direciona os usuários para o tratamento adequado na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município. Cada zona de risco (Baixo, Moderado, Alto Risco ou Possível Dependência) recebe uma intervenção breve e personalizada, com orientações práticas, dicas de redução de danos e, nos casos mais graves, encaminhamento à Unidade Básica de Saúde (UBS).
Após a avaliação, os usuários têm acesso a um “Plano de Mudança” com orientações personalizadas, conteúdos educativos e uma biblioteca com informações sobre os efeitos do álcool, receitas de drinques sem álcool, mitos e verdades e vídeos com especialistas. Em casos de possível dependência, a UBS é notificada para realizar busca ativa e oferecer acolhimento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk