Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 30 de Agosto de 2025 | Horário: 19:40
Compartilhe:

Saúde aplica mais de 10 mil doses de vacinas em ações extramuros ao longo do mês de agosto

Imunização contra o sarampo foi realizada em locais como terminais de ônibus e estações de trem e metrô, enquanto os CEUs receberam multivacinação aos sábados
A imagem mostra uma criança pequena, de cabelos cacheados e curtos, vestindo uma camiseta preta com detalhes em vermelho. Ela olha diretamente para a câmera, com expressão curiosa e levemente séria. No braço esquerdo, há um pequeno curativo redondo, indicando que provavelmente recebeu uma vacina ou injeção recentemente. O fundo é um ambiente interno, com chão claro e cadeiras brancas visíveis ao fundo.

Mais de 10 mil doses de vacinas foram aplicadas ao longo do mês de agosto nas ações extramuros de imunização realizadas pela Prefeitura de São Paulo por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Desde o dia 11, a oferta da vacina contra o sarampo em locais de grande circulação de pessoas como estações de trem e metrô, terminais de ônibus, rodoviária e aeroporto resultou em 5.397 doses aplicadas. Já a campanha de multivacinação realizada nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital ao longo dos três últimos sábados contabilizou 4.954 doses para públicos de todas as idades. Somando as duas iniciativas, foram 10.351 doses aplicadas. 

“Realizamos essas ações como uma forma de levar as vacinas a toda a população, e elas foram extremamente exitosas na medida em que ofereceram mais um acesso à vacinação em locais de grande movimento e em dias e horários alternativos”, comenta a coordenadora da Covisa, Mariana de Souza Araújo.

Vacinas para todas as idades
A vacina contra o sarampo foi oferecida em mais de 20 locais ao longo de três semanas para toda a população com idade entre 6 meses até 59 anos. A intensificação teve o objetivo de proteger a população contra a doença por meio da atualização da situação vacinal, conforme o calendário vigente. A capital mantém altas coberturas vacinais contra a doença: 98,50% em 2023, 96,94% em 2024 e 101,61% até abril de 2025, considerando crianças de 1 ano de idade.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Luciana Ursini, “apesar de não ter casos confirmados na cidade de São Paulo, alguns países vizinhos do Brasil apresentaram casos da doença e, considerando a volta do período de férias, nós estamos intensificando a imunização como forma de prevenção”.

Vale lembrar que a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo, uma doença grave, em especial na infância, ocasionada por um vírus de alta transmissibilidade. “Um caso positivo de sarampo pode ser transmitido para até 18 pessoas”, explica Luciana.

Já a multivacinação nos CEUs aconteceu em 49 destas unidades educacionais, de forma escalonada, nos sábados de 16, 23 e 30 de agosto. Nesta iniciativa, foram ofertados imunizantes dos calendários da criança, adolescente, adulto, idoso e gestante. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a SMS e a Secretaria Municipal da Educação (SME).

Vale lembrar que todas as vacinas do Programa Municipal de Imunizações estão disponíveis nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima por meio do Busca Saúde.

collections
Galeria de imagens