Secretaria Municipal da Saúde
Saúde da capital participa do 3º Congresso de Medicina Geral

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo participará do 3º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (CMG 2025), único evento no Brasil dedicado, exclusivamente, à capacitação e atualização de médicos generalistas, que acontecerá de 24 a 26 de julho de 2024, no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, Convention Hall 1, em São Paulo. Para divulgar as experiências exitosas da saúde municipal, a pasta terá um stand localizado na Rua I do pavilhão.
A convite da Associação Médica Brasileira (AMB), o Secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, integrará a cerimônia de abertura, dia 24 de julho, às 10h30. “Esse evento será um espaço de visibilidade para mostrarmos todas as ações ofertadas para mais de 9 milhões de SUS dependentes. A união de estratégias de humanização e tecnológicas implantadas em nossas 1.056 unidades de saúde tem sido eficazes e impactam na Atenção Básica de Saúde, que representa uma parte valiosa e relevante no nosso sistema, pois é porta de entrada da rede", afirma o secretário Zamarco.
Em 2024, o número de médicos generalistas no Brasil chegou a 244 mil, cerca de 40% dos médicos em atividade no país. A rede municipal de saúde de São Paulo conta com aproximadamente 25 mil médicos. Desse total, 31% são generalistas de acordo com os dados informados pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) até o mês de maio deste ano. Esses médicos atuam nas centenas de equipamentos de saúde na rede.
O congresso oferece uma imersão essencial para médicos que ainda não possuem uma especialização, o conhecimento direto com foco no aprimoramento da prática em prol de um melhor atendimento e assistência aos pacientes.
SMS no simpósio
A área de atenção básica do município será representada no Simpósio Satélite, no dia 25 de julho, às 10 horas quando a Dra. Athenê Maria de Marco Mauro, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente explanará sobre o Panorama Geral da SMS São Paulo. “As experiências exitosas como a residência em rede ofertada pela Escola Municipal de Saúde (EMS) e o Projeto UPAs em Ação serão tópicos abordados na ocasião”, afirma a Dra. Athenê.
Experiências Exitosas no Stand
No stand da SMS representantes das Coordenadorias: de Gestão de Pessoas (COGEP), da Atenção Especializada, da Atenção Básica, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hospitalar estarão à disposição dos visitantes para dialogar sobre as experiências exitosas das áreas, que serão apresentadas durante o evento.
A Hospitalar abordará sobre as Linhas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o Protocolo da Síndrome Aguda Coronariana, mostrando que o SUS municipal é amigo do coração. Além disso, destacará iniciativas de sustentabilidade no conceito de educação em saúde.
Já, a Atenção Especializada destacará o aumento das cirurgias nos Hospitais Dia (HD), o atendimento nos Centros de Referência na Dor Crônica (CRDor), os novos equipamentos do Centro de Exames da Mulher (CEM), além dos Polos de Curativos voltado para as feridas graves.
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) apresentará três iniciativas exitosas tais como: UPA Acolhimento 60+, Projeto Questionário Pós-COVID e Protocolo de Prevenção à Violência aos Idosos.
E a Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/Aids destacará as estratégias de prevenção do HIV e outras ISTs na cidade de São Paulo. Entre as iniciativas que serão apresentadas estão: a Estação Prevenção, o CTA da Cidade, o canal online SPrEP e as inovadoras máquinas automáticas de entrega de PrEP e PEP instaladas em estações de metrô, ampliando o acesso e a comodidade no cuidado com a saúde sexual.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk