Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025 | Horário: 18:15
Compartilhe:

Saúde da capital participa do 3º Congresso de Medicina Geral

Com estande e apresentação de experiências de êxito inéditas no Brasil, a cidade de São Paulo levou estratégias de atenção primária, educação permanente e inovação para o evento 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo participou da abertura do 3º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira (AMB), único evento no país voltado exclusivamente à qualificação e atualização de médicos generalistas, nesta quinta-feira (24), no Anhembi, em São Paulo. O evento vai até sábado (27). 

Na cerimônia desta manhã, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco falou sobre os avanços nos últimos anos na saúde da maior cidade brasileira. “Essa é uma boa oportunidade de atualização, é importante a educação continuada dos médicos generalistas. São Paulo tem investido muito, nesses últimos anos. Hoje temos mais de 1.700 equipes de saúde da família, que consegue fazer a cobertura de aproximadamente 7 milhões de pessoas, em um contexto de 12 milhões de habitantes e com situações bastante complexas. Mas, com um trabalho bem planejado e estratégico, o apoio das associações e dos agentes federativos, além das linhas de cuidado, melhoramos a assistência em urgência e emergência. Saímos de três para 34 Unidades de Pronto Atendimento, temos 11 em construção, e vamos chegar a 45 unidades dessas”, disse o médico neonatologista ao salientar que a capacitação de profissionais para suprir as demandas nas unidades de saúde, que já contam com telecárdio e teleneurologia para agilizar o diagnóstico e tratamento de condições cardíacas urgentes, como o infarto agudo do miocárdio. 

Nas UPAs da capital, a telemedicina permite laudos em tempo real e suporte aos profissionais de saúde, pois essa tecnologia permite que eletrocardiogramas (ECGs) feitos nessas unidades sejam analisados remotamente por especialistas, o que agiliza a tomada de decisões e o início do tratamento. O secretário disse ainda que a formação de médicos pela Escola Municipal de Saúde (EMS) tem recebido ainda mais atenção e investimentos para a promoção de cursos que alcancem os 25 mil médicos, dos quais 31% são generalistas. “Reduzimos a mortalidade por infarto agudo do miocárdio na cidade de São Paulo, de 30% para 4%. Em 2025, tivemos 529 pacientes atendidos com acidente vascular isquêmico recuperados sem sequelas. Damos mais segurança para os nossos profissionais que estão nesses atendimentos, que podem ter o apoio desses especialistas proporcionado pela telemedicina durante um atendimento, e para a população”, relatou o secretário. 

A combinação entre estratégias de acolhimento e inovação tecnológica nas 1.056 unidades de saúde da capital tem promovido impactos positivos, especialmente na Atenção Básica, que é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Tudo isso a Saúde levou para o estande no Anhembi, em São Paulo, onde os participantes do congresso da AMB conheceram as linhas de cuidado inéditas no Brasil, como Polos de Curativos, programas preventivos, o enfretamento do HIV/Aids, que tem inovações recentes e relevantes, como o SR Prep Saúde SP, serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) oferecido pela SMS, pela Coordenadoria de IST/Aids, no aplicativo e-saúdeSP, com teleconsultas e prescrição feitos pelo app.  

Mais de 300 palestrantes e 100 horas de conteúdo  
O 3º Congresso de Medicina Geral da AMB é o único evento no Brasil dedicado exclusivamente à capacitação e atualização de médicos generalistas. Serão mais de 100 horas de conteúdo, mais de 300 palestrantes, com aulas, cursos hands-on e discussões de casos clínicos em 55 especialidades médicas.“Esse evento representa uma oportunidade estratégica para médicos generalistas, ao promover o aprimoramento contínuo da prática médica e contribuir diretamente para um atendimento mais resolutivo e uma assistência de excelência aos pacientes. Trata-se de uma experiência única de aprendizado, com foco em conteúdos aplicáveis à rotina clínica”, destacou o presidente da AMB, o médico César Eduardo Fernandes. Segundo ele, “os médicos generalistas não tinham um espaço onde pudessem se aperfeiçoar e ampliar seu conhecimento. Por isso, a AMB decidiu preencher esse espaço para que possam se atualizar, e reunindo todas as especialidades. Temos o compartilhamento de conhecimento e ferramentas voltadas à medicina geral, com a participação de grandes nomes do segmento do país, de todas as 54 sociedades de especialidades médicas. É um encontro grandioso, que só tem a agregar, com debates sobre as principais tendências da medicina na atualidade.”

collections
Galeria de imagens