Secretaria Municipal da Saúde
Saúde municipal participa de Congresso Mundial de Medicina Tradicional

Prática de dança circular durante o 1º Encontro de Pics da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, realizado em agosto (Acervo/SMS)
De 15 a 18 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa do 3º Congresso Mundial de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (WCTCIM), por meio da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Esta é a primeira vez que o evento, que reúne participantes de cinco continentes, acontece no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
A cidade de São Paulo é pioneira na implantação das Pics na saúde pública, desde 2001. Entre as modalidades disponíveis na capital estão acupuntura, fitoterapia, dança circular, yoga, aromaterapia, massoterapia, práticas corporais chinesas, arteterapia, musicoterapia, homeopatia e terapia comunitária integrativa, entre outras. Em 2024, os equipamentos da rede municipal ofereceram 715.911 sessões individuais e coletivas de Pics.
No dia 16, às 15h30, o coordenador da área técnica, Adalberto Kiochi Aguemi, participa, com outros convidados de várias partes do mundo, do painel “Experiências e desafios da formação”. Ele explica que a ideia é compartilhar a trajetória e a experiência da SMS na capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde para a oferta de Pics nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros equipamentos.
O congresso, cujas edições anteriores aconteceram em Berlim (2017) e Roma (2023), tem como organizadores o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), a Sociedade Internacional de Pesquisa em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (ISCMR) e a Sociedade Europeia de Medicina Integrativa (Esim).
O Cabsin, que se constitui como uma rede de pesquisadores dedicada às medicinas tradicionais, complementares e integrativas, atua no fomento a pesquisas científicas e mapas de evidências sobre práticas, terapias e abordagens não farmacológicas, e também dá suporte científico à SMS em programas como a residência multiprofissional em Pics, pioneira no Brasil.
“Realizar este congresso no Brasil traz a oportunidade de trazer para o Sul Global a contribuição da diversidade de saberes de regiões do mundo, em geral, sub-representadas nesses congressos mundiais, como África, Oriente Médio, Sudoeste Asiático e América Latina”, afirma o Prof. Dr. Ricardo Ghelman, médico consultor da OMS, diretor Cobsin e um dos seis presidentes do 3º WCTCIM.
Os temas prioritários abordados no WCTCIM serão: um panorama de pesquisas para saúde mental, câncer, doenças cardiovasculares; a diversidade de saberes tradicionais, incluindo Medicinas Indígenas e Plantas Medicinais; o uso da Inteligência Artificial na área; o desafio do enfrentamento da Saúde Planetária; e a promoção de cidades inteligentes e saudáveis.
Lançamentos
Durante o evento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) também apresentará sua recém-lançada “Estratégia de Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa 2025-2034”. O documento norteará as políticas públicas na área na próxima década.
Estão confirmados ainda os lançamentos da Biblioteca Global de Medicina Tradicional, iniciativa de acesso aberto do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS, que reunirá as evidências científicas na área, e a 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) que de incluiu um capítulo suplementar sobre Medicina Tradicional com os diagnósticos da Medicina Chinesa e da Ayurveda.
Juntamente como o 3º WCTCIM ocorrerão, ainda, o 20º Congresso Internacional sobre Pesquisa em Medicinas Tradicionais e Integrativas e o 17º Congresso Europeu sobre Medicina Integrativa.
Pics estão em todas as UBSs da capital
Atualmente, na rede municipal, as Pics estão presentes em todas as 479 UBSs da capital e em diversos serviços especializados como os seis Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), ampliando possibilidades de autocuidado com base em tecnologias leves, sustentáveis e fundamentadas em evidências científicas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk