Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 30 de Junho de 2025 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Saúde realiza Dia D de Vacinação para HPV e hepatite A nesta terça (1º)

Ação, que acontece na Rede Municipal Especializada em IST/Aids, é voltada a pessoas que vivem com HIV, usuários de profilaxia pré-exposição e homens que fazem sexo com homens (HSH)

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza na próxima terça-feira (01/07) o Dia D de Vacinação nas unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids. A ação oferta imunização para o HPV (Papilomavírus Humano) e a Hepatite A e acontece das 7h às 19h em todos os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Atenção Especializada (SAE) da capital, com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas que vivem com HIV, usuários de PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) e HSH (homens que fazem sexo com homens), contribuindo para a redução de infecções preveníveis.

Durante a campanha, as vacinas estarão disponíveis de forma gratuita e com atendimento por ordem de chegada, não necessitando agendamento. A imunização para hepatite A estará disponível para pessoas vivendo com HIV, usuários de PrEP e HSH, sem limite de idade. A vacina quadrivalente para HPV, por sua vez, será ofertada a pessoas vivendo com HIV e usuários de PrEP de 15 a 45 anos de idade como estratégia de prevenção a lesões precursoras e cânceres anogenitais.

A campanha integra as ações de prevenção combinada ao HIV e outras IST, fortalecendo o cuidado integral à saúde. “Nosso objetivo é facilitar o acesso à imunização, além de promover maior adesão ao calendário vacinal e reduzir os índices de infecção na cidade”, afirma a coordenadora municipal de IST/Aids, Cristina Abbate. "Por isso, o Dia D reforça a importância da prevenção disponível no SUS e a oferta a grupos que se beneficiam diretamente dessa iniciativa".

Durante o Dia D, as pessoas poderão aproveitar para atualizar sua carteira de vacinação, caso necessário, com outras vacinas disponíveis na unidade. Após a mobilização do dia 1º de julho, a próxima ação já está marcada para o dia 1º de agosto, também das 7h às 19h, com a mesma estrutura e objetivo de seguir fortalecendo a resposta municipal às IST com foco em prevenção, cuidado e acesso.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, quando possível, carteira de vacinação. Os endereços das unidades CTA e SAE estão disponíveis no site da Secretaria Municipal da Saúde.

collections
Galeria de imagens