Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Evento comemora aumento na oferta de práticas integrativas e complementares nos equipamentos municipais

A SMS oferta Pics em 95% das UBSs e também em serviços como Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis)
A foto mostra uma mesa composta por sete pessoas homens e mulheres. Um integrante fala ao microfone do lado direito. Ao fundo há um painel com vários ícones e, abaixo, a inscrição do evento Encontro Municipal da Saúde Integrativa.

O Encontro Municipal da  Saúde Integrativa - PICS 2024 que aconteceu na última terça-feira (5) no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), na Liberdade, teve como ponto alto a divulgação do avanço da oferta das modalidades das práticas nos equipamentos de saúde do SUS e destacou seus benefícios para a saúde integral da população.

Organizado pela Área Técnica de Saúde Integrativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o evento mesclou o debate sobre a realidade das Pics no SUS da capital com as apresentações de experiências nos equipamentos da rede.  

Na ocasião, o público formado por gestores, coordenadores regionais, supervisores dos equipamentos da rede municipal de saúde de São Paulo e membros do Conselho Municipal de Saúde, foram recepcionados ao som de um violino e agraciados com uma apresentação musical realizada pelo Grupo 4 vozes, formado por profissionais de saúde. Além de proporcionar um clima acolhedor, um dos intuitos foi destacar a oferta de musicoterapia nos equipamentos de saúde.

Participaram da mesa de abertura Maria Rosália Jorge de Almeida Martins da Silva, da Área Técnica da Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Marcia Maria Cerqueira de Lima, da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) e Adalberto Kiochi Aguemi, coordenador da Área Técnica de Saúde Integrativa.   Também participou da composição da mesa Marco Antonio de Moraes, diretor técnico de saúde da Divisão de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP).  

O evento teve como palestrantes Nelson Filice, livre-docente em saúde coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Aparecida Pimenta, assessora técnica do Conselho de Secretários Municipais de São Paulo (Cosems/SP) e Emílio Telesi Júnior, idealizador da implantação das Pics na cidade de São Paulo no início dos anos 2000. O debate foi sobre a importância das práticas integrativas e complementares para a saúde pública.

A foto mostra a apresentação musical de três mulheres negras e músico com violão
Apresentação musical na abertura do evento (Acervo/SMS) 

Benefícios das Pics

Na abertura do evento, Maria Rosália da Silva ressaltou que as Pics oferecem uma nova visão de saúde para o século XXI e têm a riqueza abranger diferentes dimensões do cuidado. “Por meio destas práticas, também é realizado o resgate dos saberes ancestrais de vários povos”, enfatizou a representante da Seabevs.

“As Pics promovem a integralidade no cuidado; um exemplo disso é a inserção da capoeira como uma das modalidades ofertadas, refletindo o olhar para o indivíduo como um ser social, como um todo e mostrando sua participação na comunidade”, destacou Márcia Maria Siqueira, para quem “São Paulo é um exemplo a ser seguido.”

Adalberto Kiochi Aguemi reforçou ainda que os benefícios das Pics impactam no uso racional de medicamentos, na ampliação de atividades em grupos, na redução de filas de espera e do isolamento social. Segundo ele, a criação de vínculos e a humanização do atendimento proporcionados pelas Pics fortalecem a promoção de saúde e a qualidade de vida como um todo.

Em sua palestra sobre prioridades das Pics na Saúde Pública, Nelson Filice de Barros também reafirmou a importância das práticas integrativas na política de saúde pública, quando ofertadas juntamente com as práticas convencionais. Aparecida Pimenta, por sua vez, lembrou que as pessoas precisam mais do que medicamentos, consultas e exames. “Elas precisam de cuidados e vínculos; os profissionais de saúde, por sua vez, precisam escutar o outro, entender o sofrimento para determinar o cuidado que o paciente precisa”.    

Expansão  

A cidade de São Paulo é pioneira na implantação das Pics na saúde pública desde 2001, e, por meio do trabalho da área técnica, alcançou uma importante expansão das práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a porta de entrada da rede municipal de saúde, além da implantação de seis Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS).

Esse cenário promissor foi apresentado por Adalberto Kiochi Aguemi. De acordo com o coordenador, em 2023, o percentual das UBSs que ofereciam Pics chegou a 95%.  Esse mesmo avanço é constatado nos estabelecimentos de níveis secundário e terciário. Atualmente, os 24 Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e as sete Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) ofertam modalidades de Pics. Elas também estão em Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em 50 Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e três hospitais municipais.

Em 2023, foram registrados nos equipamentos da rede municipal 740.698 procedimentos de práticas integrativas e complementares. Entre as Pics mais procuradas destacam-se auriculoterapia (374.712 procedimentos), acupuntura (91.224), práticas corporais (65.931), meditação (42.095), dança circular (24.914), imposição das mãos (18.518), terapia comunitária integrativa (15.970), arteterapia (15.015), aromaterapia (15.006), massoterapia (6.345) e ioga (2.810).

Para alcançar esses resultados, a SMS estimula na contratação de profissionais com formação em Pics, na oferta de mais cursos de educação permanente, além da implementação das ações de sensibilização de gerentes e médicos sobre a importância destas práticas nos equipamentos de saúde.  Vale lembrar que a Escola Municipal de Saúde (EMS) da SMS também foi pioneira na oferta de residência multiprofissional com especialização em Pics, desde 2016.

Clique aqui para acessar a página de Saúde Integrativa da SMS

 

collections
Galeria de imagens