Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025 | Horário: 11:00
Compartilhe:

UBSs da zona leste promovem “Bicicletada da Saúde” nesta sexta (31)

Atividade integra iniciativas voltadas à promoção da saúde e socialização do público que frequenta os serviços
A foto mostra um grupo animado de pessoas reunidas ao ar livre para uma atividade ciclística. Homens e mulheres de diferentes idades posam lado a lado com suas bicicletas, formando uma linha e erguendo os braços em sinal de alegria e celebração. Muitos vestem camisetas esportivas, especialmente em tons de azul, e sorriem para a câmera. O cenário é natural, com gramado verde em primeiro plano e árvores ao fundo, indicando um parque ou área de trilha. A imagem transmite um clima de descontração, companheirismo e incentivo à prática de atividades físicas ao ar livre.

Promover a saúde das pessoas da comunidade de maneira descontraída foi a ideia por trás da criação da “Bicicletada da Saúde”, que terá uma nova edição na próxima sexta-feira (31), na zona leste da capital.

A Bicicletada da Saúde foi criada em 2016  a partir da iniciativa do educador físico Rafael Freitas, da Unidade Básica de Saúde Santa Inês, e também reúne profissionais das equipes multi das UBSs Jardim Lapenna e União de Vila Nova, como agentes comunitários de saúde, agentes de promoção ambiental e nutricionistas, entre outros.

A ideia é promover socialização e estimular a atividade física entre os pacientes das unidades. Toda última sexta-feira do mês, o grupo sai do Parque Jacuí às 8h30, segue até o Parque Ecológico do Tietê e depois retorna, em um percurso de cerca de 10 km, que costuma reunir de 10 até 20 ciclistas por edição.

Para participar, é necessário ter uma bicicleta e saber andar. Durante a pedalada, o grupo também realiza um lanche compartilhado e, no Parque Ecológico do Tietê, participa de um encontro comunitário organizado pelas equipes das UBSs, sempre abordando um tema de saúde. Este mês, será a vez do Outubro Rosa, sobre saúde da mulher.

O aposentado Antônio Rodrigues de Olinda, de 66 anos, conta que descobriu a Bicicletada da Saúde durante uma consulta médica. “Na primeira vez em que fui andar de bicicleta com o grupo, fiquei um pouco tímido, mas o pessoal oferece todo apoio e segurança. A gente se diverte e tem um dia especial. É uma iniciativa muito boa”, avalia.

A dona de casa Anete Alves Silva, de 51 anos, concorda. “Já faz um tempinho que participo dos encontros e é muito gostoso poder andar de bicicleta, encontrar pessoas... é muito companheirismo, a gente dá força um ao outro e a equipe é bem atenciosa. É ótimo estar conectada com outras pessoas”, diz.

Elimar Martino Goncalves, educador físico das UBSs União de Vila Nova e UBS Jardim Lapenna, e Mariana Gamberini, nutricionista da Santa Inês, destacam que este é um momento para trazer temáticas de saúde e lembrar que os profissionais cuidam da comunidade de forma integrada e segura. “A bicicletada contribui para promover o deslocamento, a independência e a autonomia dos pacientes, permitindo que conheçam melhor seu território”, reforça o educador físico.

Os participantes da Bicicletada da Saúde são orientados a levar água, chapéu, protetor solar e um lanche.

SERVIÇO – BICICLETADA DA SAÚDE – OUTUBRO

Data: 31 de outubro, sexta-feira
Horário: das 8h30 às 12h
Local de saída: Parque Jacuí – Rua Catléias, 680

collections
Galeria de imagens