Secretaria Municipal da Saúde
RAIVA HUMANA
CÃES E GATOS
Estes animais são as únicas espécies que podemos observar seja dos vizinhos, parentes, comunitários ou do morador de rua. A observação de cães e gatos é uma conduta indicada somente em regiões onde a raiva é controlada, como o município de São Paulo.
Lembramos que a OBSERVAÇÃO no período de 10 dias é um tratamento indicado pelo médico da unidade de saúde onde o paciente foi atendido.
Cães e Gatos acometidos pela Raiva Animal evoluem para óbito em até 5 dias após o inicio dos sintomas. Por isso o animal deve ser observado por 10 dias permanecendo vivo e saudável.
ATENÇÃO! No caso de morte, o corpo do animal poderá ser acondicionado em um saco plástico, e se possível colocar dentro do isopor com gelo até a equipe técnica do CCZ chegar. O paciente deverá informar corretamente o endereço incluindo referencias e um numero de contato telefônico. O animal será encaminhado para o laboratório do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses onde será realizado o exame para o diagnóstico de Raiva Animal e a vítima deverá iniciar imediatamente o tratamento de profilaxia de pós-exposição da raiva.
Quando não é possível observar o animal como os : desaparecidos, mortos e/ou eutanasiados em clínicas veterinárias.
Quando ocorre esses acidentes e não é possível observar o animal,, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde para avaliação médica. Essa conduta chamamos de PROFILAXIA DE PÓS-EXPOSIÇÃO DA RAIVA (tratamento), ou seja, após o acidente.
A condição vacinal do animal não interfere na conduta!
O médico avaliará o risco por meio dos seguintes critérios:
1. Exposição das lesões: (leves ou graves), região do corpo;
2. Profundidade: (superficial ou profundo);
3. Extensão: (únicos ou múltiplos);
4. Espécie Agressora.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk