Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 6 de Julho de 2023 | Horário: 07:12
Compartilhe:

Em junho houve a volta da vacinação da BCG em esquema normal

A vacina é obrigatória dentro das maternidades paulistanas para os nascidos vivos desde novembro de 2020

A vacinação com a BCG é importante componente de controle da tuberculose e em crianças confere proteção contra meningite tuberculosa, tuberculose miliar e tuberculose disseminada, apresentando impacto positivo na redução da mortalidade infantil por formas graves da tuberculose.

Desde do ano passado a vacina estava sendo aplicada sazonalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que algumas unidades tinham apenas um dia na semana para a aplicação da vacina nos recém nascidos. Mas desde de junho deste ano a vacina começou a ser aplicada de segunda a sábado nas unidades do município.

Você sabia?

A vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi uma das grandes conquistas que tivemos. Antes da existência da imunização, muitas pessoas eram afetadas por essa doença, que pode tomar proporções bastante graves.

A sigla “BCG” vem de “bacilo de Calmette & Guérin”, que são os sobrenomes dos criadores. Os cientistas Léon Calmette e Alphonse Guérin criaram a vacina em 1921 e até hoje ela é utilizada, protegendo contra essa infecção que pode se tornar meningite tuberculosa ou tuberculose miliar, quadros considerados sérios.

Nas crianças, a tuberculose pode ser ainda mais séria. Por isso, a BCG está entre as vacinas que devem ser administradas aos bebês. Esses cuidados, junto a outros, como o teste do pezinho, garante uma vida mais saudável aos pequenos.

As instituições hospitalares da rede privada poderão receber do gestor público a vacina BCG e os insumos necessários para sua aplicação, sendo necessário formalizar o pedido por meio de Termo de Adesão.

Em 06 de novembro de 2020, foi publicada a Portaria Nº 434/2020-SMS.G, a qual institui, no município de São Paulo, a obrigatoriedade da vacinação com a vacina BCG, de todos os nascidos vivos, com peso a partir de 2000 gramas, antes da alta hospitalar, nas maternidades, centros de parto, casas de parto, instituições hospitalares e outras instituições que realizam parto na sua rotina de trabalho, na rede pública ou privada.

Multivacinação infantil

Também nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, a capital prossegue com a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização de imunizantes como: BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumocócica 10 valente, rotavírus, meningocócica C, meningocócica ACWY, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) HPV, além da influenza.

Acompanhe a vacinação acessando o Vacina Sampa.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação de crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

collections
Galeria de imagens