Secretaria Municipal da Saúde
Vacina Febre Amarela (atenuada)
Prevenção: Febre Amarela
Indicação: A partir de nove meses de idade.
Nota - Em municípios com circulação comprovada do vírus da febre amarela (casos de febre amarela em humanos ou epizootias), a vacinação deve ser considerada também para crianças com idade entre seis e nove meses. A vacinação no calendário de rotina é recomendada em todo território nacional desde 2018. A vacinação de pessoas com 60 anos ou mais de idade poderá ser realizada, em especial para os residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da febre amarela, sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária.
Esquema vacinal:
- Crianças menores de 5 anos: primeira dose aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos de idade.
- A partir de 5 anos de idade: dose única
Nota 1: Na vacinação de crianças menores de 2 anos de idade, primovacinadas, deve-se priorizar a vacina tríplice viral (SCR) e agendar a FA com intervalo de 4 semanas.
Nota 2: Em situações especiais - por exemplo: viagens, epidemias, vacinação de bloqueio contra o sarampo ou rubéola, minimização de oportunidades perdidas - a vacinação simultânea pode ser realizada excepcionalmente para crianças menores de 2 anos de idade.
Nota 3: As vacinas dengue e febre amarela podem ser aplicadas concomitantemente. Caso não sejam administradas no mesmo dia, deve-se respeitar intervalo de 4 semanas.
Situações especiais:
- Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da VFA antes de completar 5 anos de idade: deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade que procurar o serviço de vacinação.
- Pessoa com 60 anos ou mais de idade: poderá ser vacinada, em especial para os residentes ou viajantes para as localidades com evidência de circulação do vírus da febre amarela (casos de febre amarela em humanos ou epizootias), sempre associada à avaliação do risco relacionado às comorbidades nessa faixa etária.
- Viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus febre amarela (em humanos ou epizootias), não vacinados: a vacinação para viajantes deve ser realizada pelo menos com 10 dias de antecedência. Indivíduos que receberam a dose fracionada da VFA em 2018 e que se destinam a áreas com circulação comprovada do vírus da FA deverão receber uma dose adicional da vacina em dose padrão.
- Viajantes internacionais: a vacinação é recomendada segundo a situação epidemiológica de risco do país de destino e/ou pela exigência de comprovação da vacinação contra a febre amarela (Certificado Internacional de Vacinação - CIVP) para entrada em alguns países, devendo ser administrada com pelo menos 10 dias de antecedência. A dose fracionada não é aceita para fins de emissão do CIVP.
- Administrar a dose zero nas crianças de 6 a 8 meses que se desloquem para área onde há circulação confirmada do vírus: Essa dose não será válida para a rotina, sendo necessária a vacinação na idade recomendada, respeitando intervalo de 4 semanas entre as doses.
- Gestantes: A vacina febre amarela deve ter seu uso evitado durante a gravidez, a não ser que os riscos de aquisição da doença sejam muito superiores ao eventual dano produzido pela imunização.
- Mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de idade: caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa no mínimo por 10 dias após a vacinação. A mãe deverá ser orientada sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período.
- Contraindicações gerais: Crianças menores de 6 meses de idade; Pacientes com imunossupressão de qualquer natureza; Crianças menores de 13 anos vivendo com HIV com alteração imunológica grave; Adultos vivendo com HIV com CD4<200 céls/mm; Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia); Pacientes em tratamento com medicamentos modificadores da resposta imune (infliximabe, etarnecepte, golimumabe, certolizumabe, abatacept, belimumabe, ustequinumabe, canaquinumabe, tocilizumabe, rituximabe e inibidores de CCR5, como maraviroque); Pacientes submetidos a transplante de órgãos sólidos; Pacientes com imunodeficiência primária; Pacientes com neoplasia maligna; Indivíduos com história de reação anafilática comprovada e relacionada como reação a qualquer um dos componentes da vacina; Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica); Pacientes portadores de doença falciforme em uso de hidroxiureia e contagem de neutrófilos menor de 1.500 céls/mm3.
Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação
- Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticoides em dose elevada.
- Vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos da vacina.
- A administração da vacina FA em indivíduos com lúpus eritematoso sistêmico ou com outras doenças de etiologia potencialmente autoimune deve ser avaliada caso a caso, pois há indicações de maior risco de ESAVI nesse grupo.
- Pacientes com histórico pessoal de doença neurológica de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillan-Barré, Adem e esclerose múltipla): avaliar caso a caso anteriormente à vacinação.
- Pacientes transplantados de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea) devem ser avaliados caso a caso, considerando o risco epidemiológico. Caso se decida pela vacinação, deve ser respeitado o prazo mínimo de 24 meses após o transplante.
- História de evento adverso grave após a vacina de febre amarela em familiares próximos (pais, irmãos, filhos): avaliar caso a caso anteriormente à vacinação, pois há indicações de maior risco de eventos adversos nesse grupo.
- Indivíduos com história de reação anafilática grave relacionada às substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras): a vacina febre amarela está contraindicada para as pessoas nesta condição, salvo em situações de elevado risco epidemiológico e quando a avaliação médica especializada estiver disponível.
- Para pessoas vivendo com HIV/AIDS(PVHA) a indicação deverá ser realizada conforme avaliação clínica e imunológica. Há contraindicação para pessoas com alteração imunológica grave utilizando como parâmetro a contagem de linfócitos CD4+ e a idade (consultar Manual dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais).
Cuidados antes, durante a após a vacinação:
- Adiar a vacinação em caso de febre até a melhora
- Compressas frias no local
Eventos adversos mais comuns:
- Dor local, febre, cefaleia e mialgia podem ocorrer.
Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.
Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)
Disponível em:
- Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde (CS) e Serviços de Atendimento Especializado (SAE).
Via de aplicação: subcutânea.
Cuidados antes, durante a após a vacinação:
- Adiar a vacinação em caso de febre até a melhora;
- Compressas frias no local.
Eventos adversos mais comuns:
- Dor local – 4% em adultos e menos em crianças pequenas – 1 a 2 dias de duração, intensidade leve a moderada;
- Febre, cefaleia e mialgia – 4% na primeira dose, 2% na revacinação – 3 primeiros dias.
- História de ESAVI grave após a vacina da febre amarela em familiares próximos (pais, irmãos, filhos). Deve-se avaliar caso a caso anteriormente à vacinação, pois há indícios de maior risco de eventos nesse grupo.
Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.
Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)
Disponível em: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde (CS) e Serviços de Atendimento Especializado (SAE).
Certificado internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)
Para VIAGENS INTERNACIONAIS, que necessitam do Certificado internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP):
1- Vacinados a partir do dia 30/12/2022: deverão emitir o CIVP por meio do aplicativo MEU SUS DIGITAL.
2- Vacinados antes do dia 29/12/2022: solicitar o CIVP no site da ANVISA.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk