Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025 | Horário: 16:00
Compartilhe:

Virada Sustentável reforça compromisso da Saúde com questões ambientais

Com 360 atividades nas UBSs, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, da SMS, promove territórios mais saudáveis e sustentáveis com ações permanentes nos territórios

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa ativamente da Virada Sustentável 2025, que começou nesta quarta (17) e vai até a próxima sexta-feira (19). A maior mobilização cidadã por sustentabilidade do Brasil terá uma programação que une promoção de saúde, educação ambiental e incentivo à mudança de hábitos. 

Para a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino Fonseca, que participou da abertura do evento no Centro Cultural São Paulo, “a saúde não se faz sem um ambiente saudável. Por isso, a SMS participará ativamente desse momento com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), que está capilarizado em toda a cidade, com o objetivo de promover a preservação e proteção ambiental, além da construção de espaços mais saudáveis e sustentáveis, melhorando assim a qualidade de vida da população”. 

Ao longo de setembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Pavs realizam 360 atividades, incluindo oficinas de reciclagem, rodas de conversa sobre alimentação sustentável, ações educativas sobre mudanças climáticas e o impacto delas na saúde da população, além de práticas integrativas como banho de floresta e aromaterapia. “A Virada é um momento de mobilização e preparação para o debate global da COP 30, em que São Paulo quer ser protagonista na luta contra as mudanças climáticas”, afirma o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A iniciativa integra os esforços da Prefeitura de São Paulo para preparar a cidade para a COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será realizada em 2025, em Belém (PA). A SMS reforça o compromisso de implementar políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase em cidades mais resilientes, menos poluídas e mais saudáveis. Entre as ações de destaque, estão:

* Ação educativa sobre mudanças climáticas e saúde, na UBS Humaitá, com orientações sobre descarte correto de resíduos;
* Oficina de artesanato com materiais recicláveis, incentivando o reaproveitamento e geração de renda nas comunidades;
* Stand da Saúde Pavs, com distribuição de material informativo sobre calendário ambiental, saúde preventiva e hábitos saudáveis;
* Banho de floresta e aromaterapia, práticas integrativas para reduzir estresse e melhorar qualidade de vida.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público. É possível ver a programação completa no site: https://viradasustentavel.org.br/sao-paulo/ 

Sobre o PAVS
O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis integra as questões ambientais às ações de promoção à saúde da Atenção Básica. Ele abrange 319 projetos em todas as regiões da cidade, com 273 práticas incorporadas e mais de 429 mil participantes. 

Em função dos trabalhos realizados na cidade, o Pavs foi premiado pela Opas/OMS e vencedor do AIPH World Green City Awards na categoria Living Green for Health and Welbeing. Até o momento, já foram realizadas 18,7 mil ações socioambientais, 140 mil visitas domiciliares e mais de 4,5 mil mudas plantadas no ano, realizando nos territórios hortas e incentivo à alimentação saudável, cuidados com a biodiversidade dos territórios, gerenciamento de resíduos, revitalização dos espaços públicos, arborização, e ações de conscientização sobre água, ar e solo. 

A imagem mostra um grupo de crianças pequenas reunidas ao redor de uma árvore recém-plantada. Elas observam e interagem com a terra ao redor do tronco, demonstrando curiosidade e envolvimento. O solo está solto e avermelhado, com restos de pedras e terra empilhados, indicando o plantio recente. Algumas crianças estão agachadas, outras em pé, e todas parecem bastante concentradas na atividade. Há também um adulto parcialmente visível à esquerda, sugerindo acompanhamento pedagógico ou orientação.
Crianças participam de ação de plantio promovida pelo Pavs (Acervo/SMS)

Sobre a Virada Sustentável
Consolidada como o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada tem como objetivo apresentar o tema de forma acessível, inspiradora e transformadora. Durante cinco dias, a cidade será tomada por uma programação gratuita, que une arte, cultura, conhecimento e práticas sustentáveis. Reunindo órgãos públicos, empresas, escolas, universidades e a sociedade em uma única iniciativa, a Virada Sustentável já soma 15 anos de história e milhões de pessoas alcançadas em todo o país.

collections
Galeria de imagens