Secretaria Municipal da Saúde
XXIV Copa da Inclusão celebra integração e cuidado em saúde mental

Com foco na promoção do cuidado em liberdade e na defesa dos direitos de pessoas com sofrimento psíquico, dezenas de serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) na capital participaram nesta quarta-feira (27) de mais uma etapa da XXIV Copa da Inclusão, que acontece de junho a novembro no Sesc Itaquera, na zona leste da capital.
Criada em 2002 pela Organização Sã Consciência, a Copa da Inclusão reafirma a luta antimanicomial valorizando a participação social e a cidadania no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Todos os anos, mais de uma centena de serviços participam do projeto, incluindo cerca de 70 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital. Este ano, o tema foi “Luta antimanicomial e antiproibicionismo: celebração da diversidade e cuidado em liberdade”.
A proposta é ampliar o acesso a lazer, esporte, cultura e iniciativas de geração de renda, como parte do processo de reabilitação psicossocial e do fortalecimento de vínculos comunitários. A construção de cada edição da Copa da Inclusão é coletiva: ao longo do ano, realizam-se reuniões mensais com usuários e trabalhadores para definir as atividades a serem desenvolvidas, que envolvem ainda rodas de conversa, gincanas e as cerimônias de abertura e encerramento.
Nesta terceira etapa da edição 2025 da Copa da Inclusão, o público participou de jogos de futebol, Feira de Economia Solidária, Show de Talentos e competição de skate e dominó, ao longo de todo o dia.
Os pacientes do Caps Álcool e Drogas (AD) III São Miguel Paulista participam da Copa desde que o equipamento começou a funcionar, em 2012: "É um grande encontro em que todos se respeitam. Depois que acaba o campeonato, os jogos seguem de forma amistosa, sem a preocupação de ser campeão. É também uma oportunidade de encontro para os profissionais de saúde mental do município; conseguimos rever pessoas de outros serviços, conversar. É um momento de muito afeto e trocas de experiências”, enfatiza José Luiz de Lima, gestor do equipamento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk