Secretaria Executiva de Limpeza Urbana
Derivados Orgânicos

O projeto chamado “Feiras e Jardins Sustentáveis”, é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo que consiste em oferecer tratamento ambientalmente correto para derivados orgânicos de feiras livres da capital.
Ao todo, a cidade de São Paulo conta com 06 (seis) pátios de compostagem, sendo eles: Sé, Mooca, São Mateus, Ermelino Matarazzo, Penha e Lapa.
Todas as unidades juntas possuem capacidade de recebimento de 18.720 (dezoito mil, setecentas e vinte) toneladas de frutas, legumes e verduras (FLV) por ano, e de processamento de até 3.744 (três mil setecentos e quarenta e quatro) toneladas de composto orgânico, aproximadamente, no mesmo período.
LEGISLAÇÃO
- Lei Federal nº 6938, de 31 de agosto de 1981 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências;
- Resolução CONAMA nº 481, de 03 de outubro de 2017 que estabelece critérios e procedimentos para garantir o controle e a qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos, e dá outras providências.
- Lei nº 14.723 de 15 de maio de 2008 - Institui, no Município de São Paulo, o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvores - PAMPA, e dá outras providências;
- Decreto nº 61.036 de 7 de fevereiro de 2022 - Dispõe sobre a reorganização da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias – SEPEP, da Secretaria de Governo Municipal, e a criação e organização da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana – SELIMP, na Secretaria Municipal das Subprefeituras, bem como altera a denominação e a lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica.
DETALHAMENTO DOS SERVIÇOS
Na prática, o projeto se inicia nas feiras livres com a conscientização ambiental dos feirantes, para que participem do projeto, separando os derivados de frutas, de verduras e de legumes, que não podem mais ser vendidos ou consumidos. Ao final da feira, os agentes de limpeza passam para recolher esse material e os encaminham para os pátios de compostagem da cidade.
Chegando ao pátio, os derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes) são misturados com material lenhoso de poda de árvore picada e cobertos por palha. Depois essa mistura é disposta em leiras (canteiros), onde acontece o processo de compostagem, que leva em torno de 120 (cento e vinte) dias para ser concretizado.
Por fim, os derivados das feiras livres são transformados em composto orgânico de qualidade, que além de utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município (uma vez que esta ação evita o despejo de mais volume em aterros sanitários, diminuindo também o deslocamento de caminhões e evitando a emissões de dióxido de carbono ao meio ambiente), também é distribuído gratuitamente para a população.
No mapa abaixo, é possível visualizar todos os pátios de compostagem:
Pátio de Compostagem: Lapa
Endereço: Avenida Alexandre Colares, nº 31 – Vila Jaguara
CEP: 05106-000
Com o objetivo de cumprir as metas do Programa Nacional de Resíduos Sólidos, o primeiro pátio de compostagem da cidade foi inaugurado como projeto piloto em dezembro de 2015, na Lapa, região oeste da capital. Posteriormente, o projeto foi expandido e, após dez anos, em 5 de setembro de 2025, ocorreu a reinauguração do Pátio da Lapa.
Em novo endereço, o serviço prestado segue o mesmo padrão do anterior, mas agora em uma instalação completamente nova.
O equipamento público atual possui 2.955 m² de área total, 62,40 m² de área construída e 7 (sete) leiras (canteiros) com capacidade para receber diariamente, dez toneladas de derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes).
Pátio de Compostagem: Sé
Endereço: Avenida do Estado n° 3.330.
CEP: 01025-020
Depois dos testes e experiências adequadas ao Pátio de Compostagem da Lapa, em setembro de 2018, a região da Sé foi contemplada com o segundo Pátio de Compostagem da cidade.
O terreno, com 5.563 m² de área, fica localizado próximo à Avenida do Estado, região Central, conta com 10 (dez) leiras (canteiros) e recebe cerca de 60 toneladas de derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes) por semana.
Pátio de Compostagem: Mooca
Endereço: Rua Cirino de Abreu n° 456.
CEP: 03630-010
Em novembro de 2018 ocorreu a abertura do primeiro pátio de compostagem na Zona Leste – o terceiro da cidade. O terreno com 4.539 m² de área conta com 9 (nove) leiras (canteiros), que recebem semanalmente cerca de 60 (sessenta) toneladas de derivados orgânicos (frutas, legumes e verduras).
Pátio de Compostagem: São Mateus
Endereço: Rua Forte de Araxá n° 409.
CEP: 08340-170
O quarto equipamento público foi inaugurado no dia 18 de dezembro do mesmo ano (2018). Localizado também na Zona Leste, o Pátio São Mateus, conta com 3.100 m² de área e dispõe de 9 (nove) leiras.
Pátio de Compostagem: Ermelino Matarazzo
Endereço: Rua Eduardo Kiyoshi Shimuta, próximo ao nº 111.
CEP: 03683-095
Em janeiro de 2019, a zona leste ganhou o quinto Pátio de Compostagem do município. O Pátio Ermelino Matarazzo conta com 3.264 m² de área e dispõe de 9 (nove) canteiros que podem receber, semanalmente, até 60 toneladas de derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes).
Pátio de Compostagem: Penha
Endereço: Ponte Domingos Franciulli Netto, n°87 - Jardim Jaú (Zona Leste)
Observação: A entrada do empreendimento fica na Av. General Milton Taváres de Souza, n°566 - Jardim Jaú (Zona Leste)
CEP: 03703-000
Em dezembro de 2024, foi inaugurado o sexto Pátio de Compostagem do município. Com uma área total de 10.562 m², o espaço conta com 12 (doze) leiras (canteiros) de compostagem, que recebem semanalmente, em média 71 toneladas de derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes).
DIMENSÃO DAS ATIVIDADES
De janeiro a agosto de 2025, todos os pátios juntos receberam mais de 1.800 (mil e oitocentas) toneladas de derivados das feiras livres (FLV - Frutas, Verduras e Legumes). Desse total, foram produzidas mais de 368 (trezentas e sessenta e oito) toneladas de composto orgânico.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO E VISITAS MONITORADAS
O horário de funcionamento dos pátios de compostagem é de terça-feira à domingo, das 6h00m às 22h00m, seguindo o calendário de funcionamento das feiras livres.
Caso haja interesse de visita ou retirar composto orgânico em grande quantidade, favor entrar em contato pelo e-mail: compostagem@smsub.prefeitura.sp.gov.br
Caso haja interesse no agendamento de visitas monitoradas nos equipamentos, favor entrar em contato pelo e-mail: educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br
CLIQUE NA IMAGEM E BAIXE O GUIA PRÁTICO DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA
CANAIS DE ATENDIMENTO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO/SP
Para mais informações entre em contato com nossos canais de atendimento.
• Central de atendimento 156 - Prefeitura São Paulo/SP
Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo.
Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.
Se você está fora de São Paulo, ligue 0800-011-0156, somente para telefones fixos instalados na Grande São Paulo
• Portal
Você pode abrir uma solicitação diretamente através do Portal 156 da Prefeitura de São Paulo. Suas solicitações são encaminhadas para os órgãos responsáveis e você pode acompanhar o andamento através da aba Minhas Solicitações
• Aplicativo 156 disponível para download
Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (PMSP) e acompanhar sua resolução, o aplicativo permite que os munícipes contribuam e participem da gestão do município de São Paulo.
Android
IOS
• Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão e Cidadã (SIC)
É a solicitação de acesso a informações de interesse público, como informações sobre o funcionamento dos órgãos da administração direta (Secretarias e Subprefeituras) e indireta (empresas públicas e fundações públicas) da Prefeitura Municipal de São Paulo. Este acesso é feito por meio do Sistema de Serviço de Informação ao Cidadão e Cidadã (SIC)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk