Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos

Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 | Horário: 12:19
Compartilhe:

Agentes de Saúde se reúnem em 8º Encontro de Integração entre equipes do Consultório na Rua

Evento tratou dos avanços do Protocolo de Ações Integradas do Estado e Município nas Cenas Abertas de Uso de São Paulo.

Texto: Giovanna Fernandes 

Imagem: Giovanna Fernandes 

Nos dias 17 e 18 de julho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o 8º Encontro de Integração entre agentes do Consultório na Rua que atuam nas Cenas Abertas de Uso de Álcool e outras Drogas do município de São Paulo.  

Nos dois dias do encontro foi promovido um espaço de troca e escuta, no qual os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de tratar do Protocolo de Ações Integradas do Estado e Município nas Cenas Abertas de Uso de São Paulo, que se orienta a partir de seis eixos estratégicos: atenção à saúde e oferta de tratamento; proteção social, acolhimento, moradia e trabalho; segurança pública e sistema de justiça; diagnóstico e intervenção nas cenas abertas de uso; gestão e requalificação urbana; prevenção ao uso abusivo e à dependência química; e qualificação das equipes de atendimento. 

Imagem: Giovanna Fernandes 

A abertura do evento contou com a participação do Secretário de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega e da Secretária-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabina, que destacaram a importância do conjunto de ações intersetoriais realizadas em torno da principal Cena de Aberto de Uso no centro. “A redução progressiva de usuários de álcool e outras drogas na principal Cena Aberta de Uso da cidade foi um esforço que se pautou em duas principais âncoras: a qualificação das equipes de agentes de Saúde e Assistência Social e, consequentemente, o aprimoramento das abordagens integradas”, reforçou Ortega. 

Imagem: Giovanna Fernandes

Com o tema “Programa Redenção: Como chegamos até aqui?”, a primeira mesa foi apresentada pela Coordenadora do Programa Redenção, Luiza Murakami, que tratou dos principais avanços e das próximas etapas da política pública, que envolve ações das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), de Subprefeituras (SMSUB), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Segurança Urbana (SMSU), coordenadas pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE). “O trabalho nas Cenas Abertas de Uso não é uma questão apenas de saúde, é uma questão multifatorial que precisa reunir todas as políticas públicas do Estado e do Município de São Paulo”, ressaltou a coordenadora. 

Imagem: Giovanna Fernandes


A segunda mesa contou com a presença de Athenê Mauro, Diretora da Divisão de Cuidados em Saúde por Ciclos de Vida, área que integra a Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Apresentando o tema “Ciclos de vida: Caminhos de cuidado”, Athenê tratou da importância das ações de abordagem, acolhimento, encaminhamento e acompanhamento oferecidas a pessoas mais vulneráveis nas Cenas Abertas de Uso de Álcool e outras Drogas de São Paulo. 

Os Encontros de Integração são eventos realizados mensalmente pela Prefeitura de São Paulo, que reúnem as equipes de agentes públicos municipais de Saúde, com o objetivo de fortalecer a troca de vivências e incentivar novas discussões e, dessa forma, promover a qualificação das ações realizadas pela rede intersetorial no atendimento a pessoas que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. 

collections
Galeria de imagens