Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Agentes de Saúde se reúnem em 9º Encontro de Integração
Texto: Priscila Gonzales
Nos dias 13 e 14 de agosto, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu a 9ª edição do Encontro de Integração dos agentes do Consultório na Rua, reunindo mais de 200 profissionais.
A mesa de abertura teve a participação do Secretário Executivo de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM), Edsom Ortega, e da Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (SEABEVS/SMS), Sandra Sabino. “Esse trabalho de maior integração entre as políticas de saúde, assistência social e as demais áreas, como alternativa de trabalho e renda, educação, esportes e cultura, junto com a maior articulação entre o Estado, a Prefeitura e as subprefeituras, cumprem um papel muito importante na ajuda a essas pessoas para que elas deixem as ruas para uma vida mais digna, saudável e segura”, relatou Ortega, destacando a importância dos serviços prestados pelos equipamentos que proporcionam as ações integradas, além do trabalho dos agentes presentes no encontro.
Foto: Priscila Gonzales
Durante a segunda mesa, que contou com a participação da Coordenadora da Área Técnica de Saúde da População LGBTIA+, Tânia Regina Correia, foram tratados assuntos que abordaram a humanização e a garantia da saúde integral da população LGBTQIA+. “A gente luta muito para que eles tenham os seus direitos respeitados”, relatou a especialista. Tânia prosseguiu os momentos de troca apresentando serviços para o público-alvo, como a linha de cuidados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as 45 unidades da Rede Sampa TRANS, além de expor orientações para uma abordagem não excludente, destacando a importância de se respeitar o nome social.
Foto: Priscila Gonzales
Já na terceira mesa, apresentada pela coordenadora da Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids da cidade de São Paulo, Maria Cristina Abatte, a profissional tratou da atuação da rede municipal especializada junto ao Consultório na Rua, destacando a prioridade que é a população em situação de vulnerabilidade social na promoção do acesso aos serviços especializados em IST/Aids, como o início da terapia antirretroviral e a testagem para HIV, sífilis e outras IST. “Levar serviços de saúde a pessoas que não chegam às unidades de saúde por diversos motivos, que é o trabalho de vocês, é uma prioridade para nós”, relatou Maria Cristina.
Foto: Priscila Gonzales
Já a quarta e última mesa, apresentada pelo representante da Coordenadoria de Atenção Básica - Área Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Alexandre Gomes Lopes, foi pautada nos eixos temáticos da Política Municipal de Atenção Integrada à Saúde do Homem, tratando de questões como a relação atual das masculinidades, da área da saúde e da sociedade em que vivemos. “Nós somos uma das poucas cidades que tem uma política municipal de atenção integral a saúde do homem, o desafio agora é tirar a política do papel e trazer para a prática”, destacou Alexandre.
Foto: Priscila Gonzales
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk