Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025 | Horário: 16:37
Compartilhe:

Eixo de prevenção do Programa Redenção terá podcast sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas na adolescência

Primeira temporada de “Sou Adolescente, e Agora?” estreou nessa quinta-feira (21) comandada pelos estudantes adolescentes da rede municipal de ensino

Texto: Heliana Nogueira 

Dr. Benito Lourenço e a Imprensa Jovem. Imagem: Heliana Nogueira

primeiro episódio do Podcast “Sou Adolescente, e Agora?”, comandado pelos adolescentes da rede municipal de ensino, foi ao ar nessa quinta-feira, dia 21 de agosto, um bate-papo com o hebiatra Dr. Benito Lourenço (especialista em medicina do adolescente pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) sendo entrevistado por jovens repórteres da EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira. O episódio debateu as etapas da adolescência, as transformações físicas e mentais dessa fase da vida humana, além das diferenças e semelhanças no desenvolvimento de cada indivíduo.

Imagem: Heliana Nogueira

Lourenço aprovou a iniciativa, uma parceria entre Núcleo Intersecretarial Saúde na Escola (NISE), o Eixo Educomunicação e Programa Imprensa Jovem da Divisão de Gestão Democrática (DIGP) da Secretaria Municipal da Educação. “Ser provocado por adolescentes me instiga muito e deve instigar educadores, professores e pais”, avaliou o hebiatra. ”Nunca nos preocupamos tanto com os adolescentes como nos dias de hoje, e as pautas são alarmantes. Mas só vamos conseguir chegar perto de resolvê-las se conhecermos esses adolescentes”. Ele acrescentou que ainda existem pais que querem mudar os adolescentes. “Eles são daquele jeito. Somos nós é que temos que mudar a maneira de conversar com eles.”  

Para Carlos Henrique Santana Rodrigues, de 11 anos, um dos entrevistadores de Lourenço, é “muito importante dar voz aos adolescentes, pois só assim podemos desenvolver nosso psicológico e nosso estilo.” 

O objetivo dos podcasts é empoderar o estudante da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, abordando a temática do cuidado e autocuidado em saúde e bem-estar, fortalecendo o seu protagonismo através do diálogo sobre temas essenciais para essa etapa da vida, principalmente entre seus pares, de acordo com a equipe do NISE da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). 

O podcast nasceu a partir das rodas de conversa que já reúnem estudantes adolescentes de 11 a 17 anos da Rede Municipal de Ensino em discussões qualificadas sobre saúde, cidadania e bem-estar. Agora, essa experiência ganha um novo formato midiático, conectando estudantes, especialistas e comunidades em conversas acessíveis e dinâmicas por meio de podcast.     

Prevenção 

A primeira temporada do “Sou Adolescente, e Agora?” já tem cinco episódios previstos e entre eles uma conversa sobre as consequências do uso de substâncias psicoativas na adolescência, com a participação da Dra. Jane Moraes Lopes, psicóloga do Programa CRIA – Prevenção e Cidadania. A prevenção ao uso abusivo e à dependência química é um dos sete eixos do Programa Redenção, voltando a pessoas em situação de vulnerabilidade que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Este eixo tem como objetivo a construção de estratégias de prevenção ao uso abusivo e à dependência química, de forma multisetorial, articulando políticas públicas de saúde, assistência social, segurança urbana, cultura e lazer, esportes, educação e trabalho.  

Atualmente, por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove dois programas de prevenção na Rede Municipal de Ensino, voltados a faixas etárias distintas. No Município de São Paulo, o Programa Elos – Construindo Coletivos é destinado a estudantes dos 3º anos do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 9 a 10 anos. A metodologia busca fortalecer habilidades socioemocionais e cognitivas, como autoconfiança, empatia e cooperação, além de promover a formação de vínculos sociais protetores e prevenir comportamentos de risco. Atualmente, o programa está em implementação em 23 EMEFs da Rede Municipal de Ensino, beneficiando aproximadamente 1,5 mil estudantes. Já o Programa #Tamojunto – 3ª Edição é voltado a estudantes dos 8º anos do Ensino Fundamental II, com idades entre 13 e 14 anos. A metodologia atua no desenvolvimento de habilidades para a vida, no pensamento crítico e no enfrentamento de crenças normativas, além de fortalecer a capacidade dos adolescentes de resistirem à pressão de grupos, com o objetivo de reduzir os riscos e as consequências do uso de substâncias nessa faixa etária. Atualmente, o programa está sendo implementado em 53 EMEFs da Rede Municipal de Ensino, alcançando aproximadamente 5 mil estudantes. Ainda em 2025, a previsão é de que mais 155 EMEFs iniciem a implementação do programa #Tamojunto 3a Edição, impactando cerca de 13 mil novos estudantes. 

collections
Galeria de imagens