Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento

Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025 | Horário: 16:19
Compartilhe:

Dia do Feirante: data celebra a importância de quem trabalha em prol da segurança alimentar

Profissionais das 968 feiras livres da capital representam a ligação entre o campo e a cidade


Foto: SESANA

Nesta segunda, 25 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Feirante, a data surgiu a partir de um decreto da Prefeitura de São Paulo em 1914, instituído pelo então prefeito Washington Luiz, nele foi oficializada a comercialização em feiras livres. Anos depois o dia foi destinado aos profissionais que trabalham arduamente nessas feiras. Atualmente, a capital paulista possui 968 feiras livres e 12 mil feirantes, e este tipo de comércio gera cerca de 50 mil empregos, de forma direta e indireta.

As feiras livres, ou feiras de rua, são mercados varejistas a céu aberto, com o objetivo de oferecer produtos alimentícios em um ambiente de fácil acesso ao público. Na capital as feiras administradas pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA), que possui ações contínuas de apoio aos feirantes, incentivo à agricultura familiar, fiscalização de qualidade dos alimentos e a realização de políticas públicas voltadas à nutrição e ao abastecimento em todas as regiões da cidade.

Contribuindo para a garantia da segurança alimentar, as feiras possuem dois tipos de atuação, as feiras podem ser tradicionais – funcionando das 08h às 14h – ou noturnas – das 16h às 21h. Esses eventos acontecem de terça feira aos domingos sendo a segunda-feira o único dia sem feiras na cidade.  

Mais sobre a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar
Integrada a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento (SESANA) foi criada em 2022 com o intuito de amparar a população paulista, fornecendo suporte alimentar e nutricional para a cidade de São Paulo. A pasta atua com nove políticas públicas efetivas, destinadas a acolher quem mais precisa. Atualmente, SESANA promove o maior programa de segurança alimentar do mundo. A capital paulista é tida como exemplo no Brasil, e nos demais países.
 

collections
Galeria de imagens