SPDA

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025 | Horário: 15:38
Compartilhe:

CGM-SP e SPDA firmam acordo para implementação do Programa de Integridade e Governança Estatal

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) e a Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (SPDA) reuniram-se, em 08 de agosto de 2025, para firmar um importante acordo de cooperação. O objetivo é implementar o Programa de Integridade e Governança Estatal (PIGE) - Projeto Piloto 2025 no âmbito da SPDA.
Foto do Presidente da SPDA, Hélio Rubens de Oliveira Mendes, do Controlador Geral do Município de São Paulo, Daniel Falcão, em reunião para firmar acordo de cooperação referente ao Programa de Integridade e Governança Estatal (PIGE)

Foto: Tonys Fagner Pereira da Silva.

 

O que é o PIGE

O Programa de Integridade e Governança Estatal (PIGE) consiste em um conjunto abrangente de mecanismos e procedimentos destinados ao aperfeiçoamento da governança pública, da gestão de riscos e dos controles internos das empresas que integram a Administração Indireta da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). O programa objetiva ser um instrumento de aperfeiçoamento contínuo da cultura de integridade, transparência, conformidade, fomento a boas práticas, prevenção de conflitos de interesses, melhoria da gestão de recursos, prevenção à corrupção, promoção da sustentabilidade e da diversidade e inclusão.

 

Fundamentação Legal e Estratégica 

O PIGE fundamenta-se no artigo 46 do Decreto nº 59.496/2020, que estabelece que cabe aos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal a implementação de um programa de integridade. Em 2025, a Meta 119 do Programa de Metas 2025-2028 prevê o aprimoramento do compliance da Prefeitura do Município de São Paulo, com a criação do Indicador de Maturidade do Programa de Integridade e Boas Práticas (IM-PIBP) junto aos órgãos, autarquias e fundações.

O programa inova ao incluir como uma das ações estratégicas da Meta o desenvolvimento e implementação do PIGE nas empresas municipais, baseado nos princípios ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança). Projeto Piloto 2025 O Programa Piloto, a ser realizado no ano de 2025, será executado em parceria entre a CGM-SP e a SPDA, permitindo que ambas as instituições observem conjuntamente os principais desafios relacionados à estrutura do programa.

A Controladoria Geral do Município fornecerá orientações e diretrizes voltadas à implementação do Programa, sendo que a avaliação no exercício presente terá caráter informativo junto à Unidade.

 

collections
Galeria de imagens