Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos
SPDA mantém nota máxima no Índice Transparência Ativa e de Dados Abertos no segundo semestre de 2025
A SPDA obteve novamente nota 10 no Indicador de Transparência Ativa (ITA) e no Indicador de Dados Abertos (IDA), referentes ao segundo semestre de 2025, reafirmando seu compromisso com a transparência, a integridade e a boa governança pública.
O Indicador de Transparência Ativa (ITA) tem como objetivo avaliar o nível de transparência dos portais institucionais dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, considerando a divulgação proativa de informações de interesse público.
Instituído em 2017 pela Controladoria Geral do Município (CGM), o ITA integra o Índice de Governança e Integridade (IGI) da Prefeitura de São Paulo, instituído pelo Decreto Municipal nº 64.418/2025. Complementando esse marco, a Instrução Normativa CGM nº 02/2025 define os critérios e procedimentos para apuração dos indicadores que compõem o IGI, incluindo o ITA, com foco na padronização, comparabilidade dos resultados e melhoria contínua da gestão pública municipal. Além de estar previsto na Meta 118 “Capital do Futuro”, do Programa de Metas 2025-2028.
Já o Indicador de Dados Abertos (IDA), criado pela Controladoria Geral do Município em 2025, tem por finalidade mensurar o grau de comprometimento dos órgãos e entidades municipais com a execução da Política Municipal de Dados Abertos e Transparência Ativa (PMDATA), instituída pela Lei Municipal nº 17.901/2023 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº
Com medições realizadas semestralmente, a SPDA vem alcançando, desde 2023, o mais alto nível de transparência em seu site institucional, atendendo integralmente aos critérios estabelecidos tanto pelo ITA quanto pelo IDA. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto e do comprometimento de todos os colaboradores da Companhia com a excelência na gestão pública e o fortalecimento do controle social.