Notícia na íntegra

Quinta-feira, 3 de Julho de 2025 | Horário: 16:35
Compartilhe:

Prefeitura restaura postes históricos do Centro com tecnologia 3D e técnicas artesanais para preservar a memória de São Paulo

Equipamentos do século XX, localizados República e do Largo do Arouche estão em processo de minucioso trabalho de preservação

Para preservar as características históricas do Centro da cidade, a Prefeitura realiza um minucioso processo de restauração dos icônicos postes ornamentais da região. Também conhecidos como “postes da Light”, atualmente, 20 equipamentos da República e do Largo do Arouche passam por manutenção completa, que inclui a utilização de tecnologia 3D para a confecção de peças que precisam ser repostas. Desde 2018, a administração restaurou 711 estruturas de iluminação do século XX.

A recuperação destes postes é um processo complexo, que conta com equipes multidisciplinares, especializadas em análise estrutural, mecânica, solda, montagem, elétrica, moldagem, fabricação de peças e pintura.

A primeira etapa do restauro é o lixamento do poste ornamental para remover camadas de tintas ressecadas. Em seguida, é aplicada uma camada de zarcão, um fundo sintético anticorrosivo com secagem rápida. Sua principal função é inibir a ferrugem e tornar a superfície uniforme. Depois, o poste recebe uma pintura de esmalte sintético preto semi-brilho.

Algumas partes da estrutura, como os globos que protegem as lâmpadas, cabeamentos e soquetes são industrializados e estão disponíveis no mercado. Já a substituição das partes de ferro fundido dos postes exige um trabalho minucioso das equipes envolvidas no projeto, com a retirada de uma amostra do item e o seu escaneamento em 3D para a confecção de moldes de madeira necessários para a fundição de novas peças.

Os postes ornamentais já restaurados estão distribuídos pela cidade e podem ser vistos no entorno do Museu do Ipiranga, no Viaduto Santa Ifigênia, na Rua Brigadeiro Tobias, na Avenida Prestes Maia e na Praça Pedro Lessa.

Instalados em 1907, no triângulo histórico, os postes de ferro fundido tinham 24 tipos de estruturas distintas. Atualmente, o centro de São Paulo abriga 1.716 postes de oito estilos diferentes, que recebem manutenção periódica pela Ilumina SP, da SP Regula, responsável pela gestão e fiscalização dos contratos de concessão, incluindo o de modernização e expansão da rede de iluminação pública da cidade de São Paulo. 

Além dos oito tipos que existem atualmente, dois chamam a atenção no Centro: os criados exclusivamente para o Theatro Municipal, patrocinados pela própria Light e feitos pelo Liceu de Artes e Ofício, e também os postes localizados no Pateo do Collegio, que são abastecidos por gás natural, feitos pela empresa San Paulo Gas Company (atual Comgás), no século XIX.

Pateo do Collegio

No Pateo do Collegio, há atualmente 38 lampiões a gás, distribuídos entre as áreas internas e externas do local. Todos seguem o mesmo estilo clássico, remetendo aos antigos postes que iluminavam o Centro Histórico de São Paulo no século XIX.

Esses lampiões são movidos a gás natural e contam com acendimento automático por fotocélula, que identifica a queda da luminosidade para liberar o gás no queimador e desliga ao amanhecer.

A iluminação a gás faz parte da história paulistana desde 1873, quando foi instalada pela San Paulo Gas Company. No passado, os lampiões eram acesos e apagados manualmente, e chegaram a existir cerca de 700 estruturas do tipo na cidade. 
O último lampião funcional da época foi desligado em 1936.

Em 2023, foi iniciada uma parceria entre a Subprefeitura Sé e a Comgás, responsável pela operação dos lampiões a gás no Pateo do Collegio. Essa ação reforça o compromisso com a preservação da memória urbana e a valorização do patrimônio histórico do Centro de São Paulo.

Theatro Municipal

A Light, na inauguração do Theatro, usou o momento para se projetar e, além de colocar luzes apontadas para o Theatro em sua inauguração, pensou em postes ornamentais únicos para o local.

As peças foram originalmente talhadas em madeira por Afonso Adinolfi para que fossem elaboradas em ferro fundido e bronze, que logo se tornaram um sucesso entre a sociedade paulistana da época, rendendo grande prestígio à Light, que no futuro assinaria um contrato com o governo se tornando oficialmente a responsável pela energia da capital até 1981.

Atualmente, esses marcos icônicos do início do século também são de responsabilidade da SP Regula, que realiza serviço de limpeza e recuperação regularmente no local.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn