Notícia na íntegra

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025 | Horário: 11:28
Compartilhe:

Prefeitura inaugura EMEI Jô Soares com investimento de R$ 15,1 milhões para atender 224 crianças no Itaim Paulista

Essa é a 39ª unidade escolar entregue desde 2023 — a 11ª apenas neste ano — e funciona em período integral, das 8h às 16h

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou nesta quarta-feira (13), no Itaim Paulista, zona leste, a EMEI Jô Soares, com capacidade para atender 224 crianças de 4 e 5 anos, em período integral, das 8h às 16h. Essa é a 39ª unidade escolar entregue pela Prefeitura desde 2023, sendo a 11ª somente neste ano. O novo prédio, de dois pavimentos e 1.775,95 m² de área construída, conta com nove salas e recebeu investimento de mais de R$ 15,1 milhões. 

“A gente faz aqui uma entrega que traz vários avanços e simbolismos. Esse prédio conta com uma estrutura arquitetônica diferenciada, com reuso da água da chuva, placas fotovoltaicas, uma dinâmica de acolhimento e educação para as atividades pedagógicas muito importante”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. “Tem o simbolismo de poder ter no Itaim Paulista, uma região da zona leste que muito precisa, essa EMEI Jô Soares em período integral, e de fazer essa homenagem a uma pessoa por quem temos tanto carinho e amor. Entregar uma escola dessa qualidade, homenageando o Jô Soares, nos deixa felizes e convictos de que estamos no caminho certo, valorizando a educação, nossos professores, cozinheiros, pessoal da limpeza e nossos alunos.”

O projeto inclui brinquedoteca, cozinha, secretaria, almoxarifado e salas amplas, planejados para oferecer conforto e segurança. Entre as soluções sustentáveis, estão iluminação em LED, módulos fotovoltaicos para geração de energia, placas solares para aquecimento de água, sistema de reuso de águas pluviais para sanitários e limpeza externa, dispositivos de economia de água, tintas à base de água com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, pisos vinílicos recicláveis com Certificação Ambiental LEED e piso emborrachado feito de pneus reciclados no playground. Também foram instaladas telhas termoacústicas de alta refletividade solar.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, a entrega de mais uma unidade garante que as crianças da capital tenham todos os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento. “No Brasil, 40% das crianças que têm creche ficam meio período, enquanto aqui em São Paulo todas são atendidas em período integral. E agora a EMEI, dos 4 aos 5 anos, também é integral, das 8h às 16h, são oito horas diárias que as crianças vão ficar aqui todos os dias”, afirmou. Ele destacou ainda a importância da educação nessa faixa etária: “É preciso ter alimentação, o carinho das professoras, o estímulo, a brincadeira com os adultos e com as outras crianças, porque tudo isso desenvolve o cérebro da criança.”

O desenho universal foi aplicado para garantir acessibilidade plena, com aprovação da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA/SMPED). “O prefeito faz questão de que as escolas contem com itens de sustentabilidade, como células fotovoltaicas para geração de energia, reservatório de água de chuva para torneiras e bacias sanitárias, e itens de acessibilidade que permitam que crianças com dificuldade de mobilidade participem plenamente das atividades”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

Para orientar o trabalho pedagógico, a unidade seguirá as premissas do “Currículo da Cidade – Educação Infantil”, que estabelece diretrizes para atividades diárias, experiências, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia das crianças.

A entrega da escola foi comemorada pela comunidade. Leonardo Silva de Almeida, auxiliar de limpeza na unidade e pai de Alicia Isabela, de 5 anos, destacou a praticidade e as oportunidades geradas: “Antes era longe, tinha que pagar perua, e para quem paga aluguel é complicado. Hoje minha filha vem com prazer, acorda querendo ir para a escola. Esse projeto foi uma bênção: as salas são amplas e têm até banheiro com chuveiro dentro.”

Para Luana Dias Bezerra, moradora da região, a proximidade foi um diferencial. “É muito perto de casa, dá para vir andando. Meu filho Heitor tem 4 anos e está amando. No sábado e no domingo ele perguntou se viria para a escola”, contou.

Investimento na educação
Desde 2023, já foram inauguradas 39 unidades educacionais: 25 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), 6 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 3 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e 3 Centros Educacionais Unificados (CEUs) — Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão. “Só neste ano, inauguramos três CEUs: Rei Pelé, Papa Francisco e Padre Ticão”, afirmou o prefeito. “Agora entregamos a EMEI Jô Soares, com alegria enorme de avançar e com o desafio de cuidar dessa cidade maravilhosa e acolhedora.”

O secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, ressaltou que o investimento em infraestrutura ocorre em todas as áreas: “São mais de 8 mil obras na cidade de São Paulo, na educação, na saúde, na canalização de córregos e na reforma de parques. O prefeito determinou que os recursos fossem priorizados nas regiões que mais precisam do poder público, especialmente nas periferias.”

Homenagem especial
O nome da nova EMEI celebra a vida e a obra de Jô Soares, um dos maiores nomes da cultura brasileira. Além de apresentador, Jô foi escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, humorista, músico e artista plástico. Faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos.

A viúva, Flavia Pedras Soares, falou da emoção de estar presente: “É com imensa gratidão que vejo uma escola com o nome do Jô. O que ele mais se preocupava era que a educação no Brasil fosse levada a sério, pois esse era o caminho para melhorarmos como país.”

Também presente, o diretor dos programas do apresentador, Willem Van Weerelt, destacou a relevância do tema: “A educação é a única oportunidade para que os jovens melhorem suas condições de vida. Parabenizo o prefeito Ricardo Nunes e o secretário Padula pela bela atitude e fico feliz com o acabamento, a estrutura e o ambiente que foi instalado.”

Mídias


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn