Subprefeitura Aricanduva

Quarta-feira, 5 de Novembro de 2025 | Horário: 10:19
Compartilhe:

Prefeitura já transformou mais de cinco mil pontos de descarte irregular em espaços revitalizados

Além de recuperar espaços públicos, o Revitaliza SP traz ações de conscientização ambiental à população

Por: Emerson Lucas

A Prefeitura de São Paulo trabalha diariamente na zeladoria e transformação dos espaços públicos da cidade, promovendo ações que melhoram a qualidade de vida da população e resgatam o uso urbano de áreas antes degradadas. Entre essas iniciativas está o projeto Revitaliza SP, coordenado pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (Selimp).

O Revitaliza SP tem como objetivo eliminar e revitalizar pontos viciados de descarte irregular de entulho em todas as regiões da capital. Foi o que aconteceu no ponto localizado na Rua Sargento José Martins Dias esquina com a Praça Tuney Arantes. A ação envolve a retirada dos resíduos do local e a recuperação da área, com pintura de guias, muros e postes, capina, paisagismo e grafite.

 

O díptico fotográfico apresenta um contraste visual entre o abandono e a revitalização de um espaço urbano, capturando a transformação de um muro de rua.  No lado esquerdo (antes), a cena é marcada pela degradação: um muro extenso está inteiramente coberto por pichações e grafites. No alto, uma placa de "Vende-se Terreno" se destaca. Em frente ao muro, acumula-se uma quantidade significativa de lixo e entulho, incluindo um lixo-container azul, restos de madeira e sacos, sobre uma calçada suja. Um poste de iluminação e sinalização está à esquerda.  No lado direito (depois), o mesmo local foi completamente transformado. O muro agora exibe um mural artístico vibrante que simula uma parede de tijolos e que retrata um menino agachado em atitude de cuidado, plantando ou manejando uma pequena muda de planta que está em um vaso na calçada. Uma frase está pintada ao lado da criança, sugerindo uma reflexão sobre a consciência. Toda a área da calçada foi limpa, e pequenos vasos de plantas decoram a base do mural. A presença do mesmo poste e a paisagem de prédios altos ao fundo confirmam que se trata da mesma localização após uma intervenção de arte e limpeza.

Antes e depois Rua Sargento X Praça Tuney Arantes - Santo Amaro

Além deste, desde a criação , em 2019, o projeto foi responsável pela revitalização de mais de cinco mil pontos de descarte irregular na cidade. De janeiro a setembro deste ano, 713 espaços foram recuperados, resultando na coleta de 1.129,54 toneladas de resíduos e na conscientização de 3.644 pessoas. Em 2024, foram 814 pontos de descarte irregular revitalizados, com a remoção de mais de 968 ton de resíduos e 6.646 pessoas conscientizadas.

 

O díptico fotográfico apresenta um forte contraste entre a degradação e a recuperação de um espaço verde que se transformou em área de lazer.  No lado esquerdo (antes), a imagem mostra um grande amontoado de lixo e entulho depositado em uma área arborizada, provavelmente um parque ou praça. O lixo é composto majoritariamente por restos de construção e demolição, incluindo grandes placas brancas e pedaços de madeira. Há também sacos de lixo, tecido, e fios ou arames. O ambiente é sombreado por grandes árvores, indicando que o descarte ilegal estava ocorrendo em uma área verde.  No lado direito (depois), o mesmo local foi totalmente limpo e requalificado como uma área de convivência e lazer. O lixo foi removido, revelando o solo e grandes troncos de árvores. No centro da imagem, um canteiro elevado e colorido (pintado de amarelo e azul) foi construído ao redor da base de uma das árvores e plantado com vegetação. Próximo ao canteiro, uma placa verde informa sobre o projeto de revitalização. Ao fundo, é visível parte de um parquinho infantil com brinquedos coloridos (como um escorrega), sugerindo que a área foi convertida em um espaço de recreação para a comunidade. A mudança evidencia a transformação de um "ponto de lixo" em um espaço de uso público e ambientalmente saudável.

Antes e depois Rua Osvaldo de Souza Pinto, 113 - Perus

As atividades do projeto Revitaliza SP começam com a organização das oficinas do projeto, que conta com a preparação de mudas, floreiras, artes para o grafite e reuniões de alinhamento. As ações acontecem periodicamente em diversas regiões da capital. Na semana anterior à oficina, os agentes ambientais convidam os moradores para participar da atividade, além de divulgar serviços da Prefeitura como os Ecopontos, a Operação Cata-Bagulho e o funcionamento dos Pátios de Compostagem.

Após a transformação, os locais recebem placas informativas com os endereços dos Ecopontos mais próximos, o valor da multa para o descarte irregular e a data da revitalização. Para que esses espaços permaneçam limpos, a colaboração da população é essencial. O descarte irregular de entulho em vias públicas é passível de multa, no valor de R$25 mil, conforme a Lei nº 13.478/02, e também é considerado crime ambiental.

O Revitaliza SP é mais uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo que busca requalificar e recriar espaços urbanos, devolvendo à população áreas limpas, seguras e com novo propósito.

collections
Galeria de imagens