Subprefeitura Butantã

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2025 | Horário: 08:33
Compartilhe:

CEUs da capital oferecem mais de 1.800 vagas para vestibulinho da Etec

Tem oportunidade profissionalizante em todas as regiões da cidade

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo oferecem mais de 1.800 vagas, distribuídas em 41 polos de diversas regiões da cidade, para a modalidade de Ensino Médio Integrado ao Técnico e para cursos técnicos modulares das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), no 1º semestre de 2026. Os interessados em estudar em um dos equipamentos públicos podem se inscrever até 3 de novembro, pelo site oficial do vestibulinho. As provas estão previstas para o dia 30 do mesmo mês.

Nos polos dos CEUs, os cursos disponíveis para esse vestibulinho são administração, recursos humanos, logística, marketing, finanças, recursos online, serviços jurídicos, condomínio, eventos, guia de turismo, comércio, contabilidade e informática. Há vagas disponíveis nos cursos modulares com duração de três semestres e na modalidade ensino médio integrado ao técnico que é voltada para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. 

Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior. A matriz curricular inclui componentes curriculares voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho 

A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura permite que os CEUs se tornem polos para as Etecs no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria turmas, aproveitando a infraestrutura existente. Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores, a equipe de apoio e a certificação dos estudantes. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza a infraestrutura e a alimentação. 

A presença das Etecs nos CEUs amplia o acesso dos estudantes e da população jovem e adulta a formações técnicas gratuitas e de qualidade, próximas das suas comunidades. As formações atendem às demandas do mundo do trabalho e contribuem para a inserção profissional e o desenvolvimento de trajetórias educacionais de sucesso. 

Preparação para o vestibulinho 
Os estudantes da Rede Municipal também contam com um importante apoio na preparação para o processo seletivo das Etecs com o Educavest, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais.  

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico.  

No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação. Atualmente são cerca de 1.038 participantes em 33 polos localizados nos CEUs.  

Os estudantes também participaram de dois simulados neste ano com os mesmos protocolos previstos no regulamento dos vestibulinhos das Etecs, como a permanência mínima em sala e o tempo máximo de prova. A avaliação seguiu o modelo das edições anteriores do vestibulinho das Etecs, com 50 questões de múltipla escolha. 

Clique aqui para conferir os cursos disponíveis nos polos das Etecs dos CEUs para o vestibulinho.

collections
Galeria de imagens