Subprefeitura Butantã

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011 | Horário: 10:04
Compartilhe:

Orquestra de Cordas Dedilhadas Ipê se apresenta no CEU Butantã

Iniciativa faz parte de projeto gratuito voltado para jovens e adultos da comunidade Jardim Jaqueline e arredores

Texto: Viviane Shinzato

 

Neste domingo, dia 28/08, às 14h, a Orquestra de Cordas Dedilhadas Ipê volta a se apresentar no Centro de Educação Unificada (CEU) Butantã. O projeto musical, desenvolvido pela Instituição Filantrópica Associação Pela Família, é realizado no EJA (Educação de Jovens e Adultos) Jardim Jaqueline e tem o intuito de democratizar o acesso à música, levando à comunidade a arte musical como parte da formação do indivíduo. O conjunto leva ao palco do Teatro Carlos Zara interpretações de grandes clássicos do cenário musical, como Vila Lobos e Mozart, além de canções dos Beatles e de Luiz Gonzaga. A orquestra funciona há três anos e incentiva a prática de violão por meio de aulas de manuseio e conhecimento teórico. Outros concertos gratuitos aconteceram em diversos pontos da Cidade como a Biblioteca Camila Cerqueira César e Colégio Nossa Senhora das Graças.

O professor e organizador da Orquestra de Cordas, Clayton Ribeiro explica que para fazer parte do projeto basta possuir instrumento e vontade de aprender, provando que participar de uma orquestra de cordas dedilhadas é um sonho possível para crianças e jovens da periferia.

Com formação especializada em violão (erudito e popular), guitarra e composição, além de experiência com diversos instrumentistas, como Arrigo Barnabé, o orientador esclarece que o título que dá nome a orquestra foi criado para abranger a gama de instrumentos da família de cordas dedilhadas. Ribeiro enfatiza a importância de divulgar a orquestra e atrair mais alunos, atualmente divididos em duas turmas separadas por níveis de conhecimento.

Com um repertório eclético, que vai da música popular a erudita, passando por trilhas sonoras de cinema, as aulas propiciam uma formação ética-cultural, além do incentivo ao desenvolvimento do senso crítico, da disciplina, do compromisso, da responsabilidade e da socialização. “São transmitidas novas formas de entender as manifestações culturais, além das apresentadas pela mídia no cotidiano. E a conseqüência é uma ampliação do senso de abertura para a reflexão e análise, com o intuito de agregar conhecimentos e tornar o gosto musical mais apurado”, finaliza Ribeiro.


Serviço: Orquestra de Cordas Dedilhadas Ipê. Dia 28/08, às 14h. CEU Butantã. Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1700. Tel: 3732 4514. Grátis
 

collections
Galeria de imagens