Subprefeitura Butantã
Capital conta com vacinação contra gripe
De Secretaria Especial de Comunicação
Começou na segunda-feira (23) a campanha de vacinação contra a gripe no município de São Paulo. A dose está disponível em todos os postos de saúde da capital aos chamados grupos prioritários, que são aqueles com maior possibilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias. A meta da campanha deste ano é vacinar 2.395.236 pessoas.
Nesta primeira fase, a vacina está sendo aplicada nos profissionais de saúde, nos indígenas e nas pessoas com 60 anos e mais de idade.
Somente a partir de 2 de maio serão incluídas as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, as gestantes e as puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).
Em 9 de maio será a vez dos portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores.
Nos casos dos profissionais de saúde e educação, é preciso apresentar holerite ou crachá para receber a vacina. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.
Dia D
O dia de mobilização nacional para vacinação de Influenza será em 12 de maio, com encerramento da campanha previsto para 1º de junho. Seguindo a recomendação da Organização Municipal da Saúde (OMS), a vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.
“A campanha acontece anualmente devido à duração da proteção ser de aproximadamente um ano, pois depende de alguns fatores como idade e do sistema imunológico de cada um, e também para a atualização da vacina de acordo com os vírus de maior circulação no território. O benefício da vacina é proteger das complicações que podem acontecer por consequência da gripe, como pneumonias, e evitar internações e, em casos mais graves, óbito”, explicou a gerente do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maria Lígia Nerger.
A dose é contraindicada para aqueles que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk