Subprefeitura Butantã
A relação da comunidade LGBTQ+ e a Prefeitura de São Paulo em 2019
Além das tradicionais festas juninas e arraiás espalhadas pelo Brasil, junho é um mês marcado pela Parada do Orgulho LGBTQ+ no mundo, evento que trouxe sua 23ª edição em São Paulo e um público estimado em 3 milhões de pessoas.
Neste ano o tema foi “50 anos de Stonewall”, em homenagem a uma revolta contra policiais que aconteceu em um bar gay em Nova York, cinquenta anos atrás. Depois do acontecimento, a pauta virou debate político ganhando as ruas. O feito acabou sendo considerado um marco zero do movimento LGBTQ+.
Na edição de 2019, foi comemorada a criminalização da homofobia e transfobia, uma conquista recente da comunidade que rendeu elogios ao STF (Supremo Tribunal Federal).
O Prefeito de São Paulo Bruno Covas, que esteve presente no evento comentou que São Paulo “celebra a diversidade” e que pretende fazer com que a cidade seja “referência mundial em termos de direitos humanos”.
A Prefeitura de São Paulo reconhece a importância e a valorização da vida dos LGBTs. Ações como transcidadania, casamento coletivo igualitário e caminhada da AIDS, são alguns dos projetos oferecidos. A Prefeitura, juntamente com a Coordenação de Políticas para LBGTQ+, atua criando, propondo e monitorando políticas públicas que possam proteger e garantir o bem estar e os direitos da comunidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk