Subprefeitura Butantã

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025 | Horário: 08:37
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo e ONU realizam encontro internacional para debater o papel das cidades frente à crise climática

Evento pré-COP30 vai reunir lideranças globais em discussão na busca de soluções urbanas sustentáveis

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), promove nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, o Workshop Internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”. A ação está entre os eventos pré-COP30 promovidos por governos locais no mundo, celebra o Dia Mundial das Cidades e integra o encerramento do Projeto Geração Restauração, que promove ações de restauração da natureza e enfrentamento da crise climática. A reunião traz debates sobre restauração urbana, economia verde, soluções para a crise ambiental e financiamento climático. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link.

O encontro será no Hub Green Sampa, na região de Pinheiros, zona oeste da cidade, reunindo especialistas, autoridades, representantes internacionais e instituições parceiras. A programação inclui painéis temáticos sobre economia verde, justiça climática, financiamento climático e soluções baseadas na natureza, além de apresentações de experiências urbanas. Paralelamente, há sessões sobre cooperação intermunicipal e agricultura urbana, destacando o papel dos governos locais na construção de cidades mais resilientes e inclusivas.

Os visitantes também podem conhecer políticas públicas de São Paulo, com estandes de Educação Ambiental da UMAPAZ, artesanato do projeto “Mãos e Mentes Paulistanas” e iniciativas do BioCidades Empreendedoras, programa de incubação de negócios do PNUMA.

A secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, destacou que o evento simboliza o engajamento da Prefeitura em integrar desenvolvimento urbano, meio ambiente e relações internacionais para construir soluções conjuntas, e ressaltou: “Estamos reforçando nosso compromisso com a cooperação internacional e com o fortalecimento de redes de cidades que trabalham pela sustentabilidade e pela justiça climática para todos. E São Paulo tem desempenhado um papel fundamental nesse sentido, principalmente com a eletrificação dos ônibus, coleta seletiva e plantio de árvores.”

Confira os principais temas do Workshop Internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”:

  • “Geração Restauração rumo à COP30”, que realizará debates sobre os projetos das 24 cidades envolvidas no PNUMA;
     

  • “Economia Verde e Futuros Urbanos”, considerando como o crescimento econômico pode caminhar lado a lado com a preservação ambiental;
     

  • “Cidades, Natureza e a Tripla Crise Planetária”, sobre soluções urbanas para enfrentar as mudanças climáticas, a poluição e a perda de biodiversidade;
     

  • “Financiamento da Ação Climática – Natureza nas Cidades”, com a apresentação do Orçamento Climático de São Paulo e debate com especialistas a respeito do acesso a recursos e investimentos sustentáveis.
     

Ao sediar um evento dessa importância, São Paulo reafirma seu protagonismo como a maior cidade da América Latina e uma das principais vozes urbanas da agenda climática global, contribuindo ativamente para a construção de políticas e compromissos que serão levados à COP30, em Belém (PA).

O Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, disse que a administração municipal ficou prestigiada com a escolha do PNUMA para a celebração do Dia Mundial das Cidades e afirmou:
“A gestão Ricardo Nunes tem uma pauta muito robusta de atividades que evidenciam o seu comprometimento com a causa da desfossilização e de transformação de São Paulo na capital mais verde e resiliente do planeta.”

“Precisamos trazer a natureza de volta para o centro das nossas cidades”, afirma Beatriz Martins Carneiro, representante interina do PNUMA no Brasil. “À medida que o espaço urbano avança sobre áreas agrícolas e naturais, ficamos mais expostos ao calor extremo, a enchentes e à escassez de água. Integrar soluções baseadas na natureza ao planejamento urbano é essencial para reverter esse cenário e construir cidades mais saudáveis, resilientes e sustentáveis.”

Hoje, mais de 56% da população mundial vive em áreas urbanas, proporção que deve chegar a 68% até 2050. Nesse contexto, o PNUMA destaca que a restauração de ecossistemas urbanos, a agricultura periurbana e a criação de cinturões verdes são caminhos concretos para reduzir os impactos climáticos, melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover uma relação mais harmoniosa entre cidades e natureza.

Para o Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, celebrar o Dia das Cidades junto a entidades consolidadas e grandes líderes é demonstrar que a transformação começa pelos municípios. “É nos territórios locais que as políticas públicas ganham forma e impacto real na vida das pessoas. Estar ao lado de gestores, especialistas e parceiros que compartilham esse compromisso reforça que as cidades têm papel central na agenda climática e no alcance das metas globais de sustentabilidade, sobretudo a maior cidade da América Latina”, finalizou.

Serviço:

Evento: “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”

Data: 31 de outubro de 2025

Horário: 9 às 18h30

Endereço: Hub Green Sampa (Praça Victor Civita- Rua Sumidouro, 580, São Paulo)

Inscrições gratuitas no link.

collections
Galeria de imagens