Subprefeitura Butantã
Prefeitura realiza visita guiada sobre a produção de alimentos
A Prefeitura de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (16), uma visita guiada para mostrar todo o circuito dos alimentos nos equipamentos da gestão municipal, que possui a política de combate ao desperdício. A ação chamada de "Circuito de Visitas: Saberes e Sustentabilidade" vai mostrar de forma educativa as etapas do sistema alimentar paulistano, passando por uma horta urbana e comunitária, depois ao programa Rede Cozinha Escola e, por fim, no Armazém Solidário.
A atividade - promovida pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento (SESANA) tem o objetivo de promover o debate e a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, sustentável, acessível e de qualidade para todos - acontece em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado também nesta quinta, e tem inscrições gratuitas através da plataforma Sympla.
Ainda em comemoração à data, na sexta-feira (17), o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Vila Maria sediará uma cozinha falada, em que todos os participantes farão juntos um almoço. Após a refeição coletiva, será feita a entrega da recomendação do próximo Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional.
Programação completa "Circuito de Visitas: Saberes e Sustentabilidade":
Serão três circuitos com vivências sobre o trajeto dos alimentos e combate ao desperdício, com reflexões sobre as etapas do sistema alimentar paulistano desde a produção, processamento, distribuição, consumo e descarte. O roteiro contará com paradas estratégicas em equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e de abastecimento, além de em hortas urbanas e comunitárias.
Circuito 1 – Produção
Saída da Câmara Municipal de São Paulo - Viaduto Jacareí, 100
Roteiro: Horta da Cidade; Casa da Agricultura; Programa Rede Cozinha Escola | Unidade Prato Verde Sustentável; Trilha Sustentável no Prato Verde Sustentável
Circuito 2 – Processamento e Distribuição
Saída das vans no Vale do Anhangabaú, 226
Roteiro: CRESAN Vila Maria e o Programa Banco de Alimentos; Programa Rede Cozinha Escola | Unidade Instituto Brasileiro De Alianças Sócio Ambiental Cultural; Armazém Solidário (Brasilândia)
Circuito 3 – Consumo e Descarte
Saída das vans no Vale do Anhangabaú, 226
Roteiro: Pátio de Compostagem Lapa; Programa Rede Cozinha Escola | Unidade Escola do Povo - G10 Favelas; CRESAN Butantã
15h - 16h30 | Encontro geral e roda de conversa sobre os circuitos
Roda de conversa, café de encerramento e compartilhamento de experiências, com mediação de Nadine Marques.
16h30 | Encerramento
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk