Subprefeitura Campo Limpo
Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) consiste em um conjunto de mecanismos e
procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios
de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, para garantir a
transparência, a lisura e a eficiência.
O PIBP 2025-2028 estrutura-se em 03 níveis de maturidade (Padronizado, Integrado e Gerenciado), sendo
que cada nível indica um alcance de maturidade para os órgãos e entidades da administração pública.
Importante ressaltar, que o avanço de maturidade dependerá da realização de diversas ações ao longo do
período de execução do Programa de Metas 2025-2028.
As ações são relacionadas aos Key Performance Indicators (KPI) – Indicadores-Chave de Desempenho que
serão avaliados de forma contínua, sistêmica e progressiva.
O nível de maturidade é alcançado se, e somente se, todos os KPIs do nível almejado forem
corretamente evidenciados. As evidências são analisadas pelo corpo técnico da Coordenadoria de
Promoção da Integridade e Boas Práticas (COPI) da Controladoria Geral do Município (CGM) para
fins de comprovação da suficiência da documentação quanto à correspondência com o KPI em análise.
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) estão distribuídos em cincoeixos estruturantes:
i) Comprometimento da Alta Administração (CAA);
ii) Cultura para Integridade (CIN);
iii) Gestão da Transparência (GTR);
iv) Gestão de Riscos para a Integridade (GRI); e
v) Gestão da Integridade Pública (GIP)
Para maiores informações conheça o nosso Plano de Integridade e Boas Práticas:
Para maiores informações conheça o nosso Plano de Integridade e Boas Práticas:
LINK Plano de Integridade e Boas Práticas da Unidade 2025-2028
Relatórios de Monitoramento da CGM
Não há, até a presente atualização, relatório de monitoramento emitido pela CGM para o Plano de
Integridade 2025-2028. Os relatórios, quando emitidos, serão posteriormente disponibilizados nesta página
para consulta.
Informações adicionais:
O PIBP 2025-2028 é estruturado com base nos principais pilares de compliance, para os quais, informamos:
Suporte da Alta Administração
O comprometimento e apoio da alta administração é fundamental para promover o Plano de Integridade na
organização e assegurar o engajamento de seus colaboradores com a cultura de integridade.
Código de Conduta Funcional
O Decreto n° 56.130/2015 instituiu o Código de Conduta Funcional dos Agentes Públicos e da Alta
Administração Municipal (CCF), que tem como principal objetivo estipular padrões de conduta destinadas
à prevenção da corrupção e à promoção da integridade no âmbito da Administração Pública do Município de
São Paulo.
O CCF foi complementado por meio da publicação da Portaria nº 120/2016 que regulamenta situações que
suscitam conflito de interesses e a comunicação de alteração de patrimônio e participação societária e
financeira relacionada à alta administração.
Canal de Consulta Prévia a Conflitos de Interesses
Em caso de dúvidas sobre a existência de situação que possa acarretarconflito de interesses, os agentes
públicos (Art. 3, inc. I do Decreto n° 56.130/2015) podem realizar consultas prévias à Controladoria Geral
do Município (CGM), conforme disposto no Art. 11-A da Portaria nº 120/2016.
A consulta pode ser realizada através do endereço eletrônico eticacgm@prefeitura.sp.gov.br ou pode ser
instruída no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo que a consulta deverá ser tramitada à
CGM/COPI/DPE. Os seguintes elementos mínimos deverão ser informados pelo(a) interessado(a) para
análise técnica da CGM:
i) identificação do interessado;
ii) referência a objeto determinado e diretamente vinculado ao interessado; e
iii) descrição contextualizada dos elementos que suscitam a dúvida.
A Divisão de Promoção da Ética e Prevenção a Conflito de Interesses (DPE) da Coordenadoria de
Promoção da Integridade e Boas Práticas (COPI) da Controladoria Geral do Município (CGM) também pode
ser contada em horário comercial pelos agentes públicos por meio do telefone (11) 3334 -7127.
Canal de Denúncias
A Ouvidoria Geral do Município (OGM) da Controladoria Geral do Município (CGM) possui vários
canais de comunicação, sendo o principal deles o Portal 156 – por telefone, no número 156 (opção: número
5) - onde o munícipe ou agente público pode apresentar denúncias nas seguintes temáticas:
Assédio Moral (clique aqui para mais informações)
Assédio Sexual (clique aqui para mais informações)
Conduta Inadequada de Funcionário(a) Público(a) (clique aqui para mais informações)
Desvio de Verbas, Materiais e/ou Bens Públicos (clique aqui para mais informações)
Ilegalidade na Gestão Pública (clique aqui para mais informações)
Irregularidade na Contratação e/ou Gestão de Serviço Público (clique aqui para mais informações)
Clique aqui para outras formas de contato com a OGM.
Auditoria e Monitoramento
A Auditoria Geral do Município (AUDI) exerce as atividades de órgão central do sistema de auditorias da
Administração Pública Municipal e realiza atividades de avaliação e/ou consultoria junto aos órgãos e
entidades do Poder Executivo da cidade de São Paulo. As informações relacionadas a eventuais trabalhos
daquele órgão nesta Unidade podem ser acompanhadas no seguinte endereço eletrônico:
Clique aqui
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Notícias
O Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) demanda, de forma contínua, a necessidade de ações
que visem a promoção de uma cultura para a integridade na organização. A seguir apresentamos as ações
realizadas para promoção do PIBP 2025-2028:
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Plano de Integridade e Boas Práticas (versões anteriores)
2024
2023
2022
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