Subprefeitura Capela do Socorro

Segunda-feira, 31 de Maio de 2010 | Horário: 12:59
Compartilhe:

Monumento Ícaro que homenageia os “Heróis da Travessia” voltará ao bairro do Socorro.

Subprefeitura organiza, no próximo dia 10 de junho às 19h30h, reunião para divulgar calendário do retorno do monumento.

No próximo dia 10 de junho às 19h30h, na sede dos Escoteiros Almirante Tamandaré, a subprefeitura estará organizando uma reunião com moradores da região do Socorro e Cidade Dutra para divulgar o calendário do retorno do monumento Ícaro à nossa região.

Os mais jovens talvez não saibam que a obra de arte, que hoje está na Avenida Brasil, foi durante muitos anos um marco do Distrito do Socorro e registra um dos fatos mais importantes da aviação brasileira, a travessia do oceano Atlântico. Um verdadeiro feito para o início do século passado.

Obra do escultor ítalo-brasileiro Ottone Zorlini, o Monumento aos Heróis da Travessia do Atlântico foi inaugurado em 1929, por iniciativa da Sociedade Dante Alighieri, como homenagem aos aviadores italianos Francesco De Pinedo e Carlo Del Prete, que dois anos antes (mas já cinco anos depois dos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral), a bordo do Savoia-Marchetti S.55, haviam feito uma das travessias aéreas pioneiras do Atlântico Sul, bem como ao brasileiro João Ribeiro de Barros, que, pouco tempo depois, ainda no ano de 1927, realizou a mesma façanha, a bordo do hidroavião Jahú.

Engastada no pedestal do monumento, encontra-se uma coluna com capitel em estilo jônico, retirada de uma construção milenar, que havia sido recentemente descoberta no Monte Capitolino em Roma, enviada a São Paulo por Benito Mussolini em comemoração ao feito dos compatriotas. O monumento foi erguido às margens da represa de Guarapiranga, no então município de Santo Amaro (hoje um distrito de São Paulo) onde os pilotos italianos pousaram, após percorrer a costa brasileira. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros determinou que o monumento fosse movido para os Jardins, onde se encontra até hoje para ser protegido de uma série de depredações que vinha sofrendo. Neste seu retorno ele ficará dentro do parque municipal da Barragem que é cercado e será iluminado, além de ficar exatamente em frente a um Distrito Policial, tudo isto para evitar que ele venha a sofrer qualquer dano no futuro.

A reunião é aberta ao público e a sede dos Escoteiros fica na Avenida João Martins Eredia esquina com a avenida Robert Kennedy em Veleiros.

Serviço:

Reunião para divulgação do calendário de retorno do monumento Ícaro
Quinta-feira dia 10 de junho às 19h30
Sede dos Escoteiros Almirante Tamandaré
Avenida João Martins Eredia, 205 – Veleiros

 

collections
Galeria de imagens