Subprefeitura Capela do Socorro
Cineclube Grajaú recebe interessados em novos Pontos de Cultura
Uma das melhores formas para incentivar a produção cultural e, principalmente, despertar na população a vontade de conhecer mais a respeito é ter a disposição centros que tenham a possibilidade de abrigar exposições, mostras de cinema, debates, workshops, entre outras formas de popularizar uma modalidade de arte.
Hoje ainda existe uma defasagem no número de equipamentos públicos capazes de dar esse suporte, de receber os moradores de uma determinada região e poder oferecer condições para que o expectador tenha um olhar crítico capacitado.
Para suprir essa necessidade o Governo do Estado de São Paulo lança o Concurso de Seleção Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.
O Centro Cineclubista de São Paulo, a Subprefeitura da Capela do Socorro do Municipio de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura convidam a sua instituição para o encontro de apresentação do Concurso de Seleção “Pontos de Cultura do Estado de São Paulo”.
O Edital de Seleção para Pontos de Cultura do Estado de São Paulo pretende apoiar entidades que desenvolvam relevante papel na comunidade através de fomento, difusão, produção e formação cultural. O objetivo é agregar recursos e novas capacidades a projetos e instalações já existentes. As entidades selecionadas, por meio de concurso público, tornam-se um Ponto de Cultura.
Para participar não existe um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. A entidade que apresentar um bom projeto e for selecionada, torna-se um Ponto de Cultura. A partir daí ela deverá funcionar como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades da cidade e da região, desenvolvendo ações continuadas de desenvolvimento da cultura, podendo ser ligado a formação, a preservação, a criação e a qualquer outra forma de manifestação.
O Governo do Estado de São Paulo, de acordo com os recursos disponibilizados através de convênio firmado com o Ministério da Cultura, apoiará o desenvolvimento das atividades culturais de 300 (trezentos) Pontos de Cultura. O repasse dos recursos às instituições que tiverem seus projetos selecionados será de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), divididos em três anos.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural como associações, sindicatos, cooperativas, fundações privadas, escolas caracterizadas como comunitárias, associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Organizações Sociais (OS) e Pontos de Cultura, sediados e com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos no Estado de São Paulo.
Importante: As entidades necessitam ser legalmente constituídas no Estado há no mínimo dois anos.
Primeira Parte
8h30 - Recepção dos participantes
9h - Início
Contextualização
Introdução
O que é um Ponto de Cultura
Objetivos
Rede de Pontos de Cultura e Cultura Digital
Intervalo das 10h30 às 11h
Segunda Parte
11h - Como participar
Explicação detalhada do Edital
12h00 - Perguntas e Respostas
14h – Encerramento
Mais informações, entrar em contato com a Central da Cultura através dos telefones 11 2627-8145 / 2627-8268 ou pelo e-mail fomento.sec@gmail.com.
O regulamento do concurso está disponível no site www.cultura.sp.gov.br
Atenciosamente,
Diogo Gomes dos Santos
Cineclube do Grajaú
Eduardo Paes Aguiar
Comissão Paulista de Pontos de Cultura
André Sturm
Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural
Secretaria de Estado da Cultura
Serviço
O encontro de apresentação do Concurso de seleção “Pontos de Cultura do Estado de São Paulo”
Data: 15 de agosto de 2009
Horário: 9h às 14h
Local: Casa de Cultura do Grajaú
Endereço: Rua Prof. Oscar Barreto Filho 252 - Grajaú
Informações e confirmação de presença:
Eduardo - 11 7271-7051
Vania - 11 3214-3906
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk