Subprefeitura Capela do Socorro
Calçadão Cultural do Grajaú completa dois anos com festa neste final de semana.
Neste sábado uma programação cultural, no estilo “festa julina” tomará conta do Calçadão Cultural do Grajaú. O evento contará com a participação de artistas formados na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, sede do Calçadão, e também de freqüentadores do espaço e de ONGs do Grajaú. A festa começa às 10h00 e vai até 21h30 e é gratuita. Participe!
Conheça melhor o que oferece o Calçadão Cultural do Grajaú:
Os três mil metros quadrados do Calçadão Cultural do Grajaú oferecem cultura, esporte e cidadania aos moradores da Zona Sul ao interligar 14 equipamentos públicos. O espaço, inaugurado há um ano, foi adotado pela população como um ponto de encontro para chegar à Casa de Cultura Palhaço Carequinha, três Clubes da Comunidade, um parque linear, duas escolas, um ponto de leitura, dois ginásios multiuso, um Centro de Cidadania da Mulher e a um posto policial.
Todos os meses, 15 mil pessoas freqüentam o complexo para conversar, participar de cursos e oficinas, jogar futebol e andar de skate. As crianças têm um espaço amplo para brincar com segurança, além de aproveitar as aulas de dança, de arte e de música. Sessões de cinema, apresentações de teatro e música, aulas de capoeira, dança ou pintura, entre outras atividades, fazem parte do dia-a-dia da população da região. Muitas das oficinas e atividades oferecidas no Calçadão são organizadas por voluntários, de acordo com as demandas e as preferências da comunidade.
Localizado na rua Professor Oscar Barreto Filho, no Parque América, o Complexo fica a menos de 800 metros da Estação Grajaú da CPTM e do Terminal de Ônibus do Grajaú. Por isso, atende uma população de 420 mil habitantes. O investimento total no Calçadão Cultural do Grajaú foi de R$ 5 milhões. As obras incluíram a canalização do córrego Rio das Pedras, executada pela Secretaria de Habitação (Sehab), que implantou também o Parque Linear.
Casa de Cultura Palhaço Carequinha
A Casa de Cultura Palhaço Carequinha, sede do Calçadão Cultural, abriga teatro, espaço de exposições, biblioteca e cinema. Gerida pela Subprefeitura de Capela do Socorro, em parceria com a Secretaria de Cultura, tem oferecido ao longo destes dois anos oficinas de trabalhos manuais, como crochê, bordado em fita e fuxico; aulas de dança de salão, street dance, balé infantil, artes marciais, capoeira, artes plásticas, danças étnicas e teatro; cursos de inglês, espanhol, de violão e de corte de cabelo.
O Ponto de Leitura Graciliano Ramos, construído pela Secretaria Municipal de Cultura na Casa de Cultura foi ampliado em 2010 e disponibiliza à população livros, jornais e revistas, que podem ser emprestados mediante cadastro.
Outra opção da Casa de Cultura é o cinema que está sendo reestruturado para ampliar suas sessões com programação gratuita e diversificada, a sala conta com 120 lugares e equipamentos de projeção e áudio de alta qualidade.
Centro de Cidadania da Mulher
No Centro de Cidadania da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria, duas vezes por semana um defensor público fornece orientação jurídica e encaminhamentos para casos de violência contra a mulher. Existem também cursos de geração de renda, como tear, decoupage, bijuteria, tricô, crochê, cestaria e pintura em tecido, além de atividades culturais, cursos de alfabetização, ginástica e terapia comunitária.
Esportes
O Calçadão Cultural também é um espaço para atividades físicas. O Clube Sebastião Zilig e os Clubes da Comunidade (CDC) Tancredo Neves e Parque América (conhecido como Gigantinho) abrigam escolinhas de futebol e promovem torneios da modalidade. Aulas de dança, capoeira e aeróbica completam a programação.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk