Subprefeitura Capela do Socorro

Terça-feira, 26 de Julho de 2011 | Horário: 18:34
Compartilhe:

Calçadão Cultural do Grajaú completa dois anos com festa neste final de semana.

O espaço possui três mil metros quadrados e interliga 14 equipamentos públicos, entre eles a Casa de Cultura Palhaço Carequinha, três Clubes da Comunidade, um parque linear, um Centro de Cidadania da Mulher e duas praças. Ele recebe 15 mil pessoas/mês.

Neste sábado uma programação cultural, no estilo “festa julina” tomará conta do Calçadão Cultural do Grajaú. O evento contará com a participação de artistas formados na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, sede do Calçadão, e também de freqüentadores do espaço e de ONGs do Grajaú. A festa começa às 10h00 e vai até 21h30 e é gratuita. Participe!

Conheça melhor o que oferece o Calçadão Cultural do Grajaú:
Os três mil metros quadrados do Calçadão Cultural do Grajaú oferecem cultura, esporte e cidadania aos moradores da Zona Sul ao interligar 14 equipamentos públicos. O espaço, inaugurado há um ano, foi adotado pela população como um ponto de encontro para chegar à Casa de Cultura Palhaço Carequinha, três Clubes da Comunidade, um parque linear, duas escolas, um ponto de leitura, dois ginásios multiuso, um Centro de Cidadania da Mulher e a um posto policial.

Todos os meses, 15 mil pessoas freqüentam o complexo para conversar, participar de cursos e oficinas, jogar futebol e andar de skate. As crianças têm um espaço amplo para brincar com segurança, além de aproveitar as aulas de dança, de arte e de música. Sessões de cinema, apresentações de teatro e música, aulas de capoeira, dança ou pintura, entre outras atividades, fazem parte do dia-a-dia da população da região. Muitas das oficinas e atividades oferecidas no Calçadão são organizadas por voluntários, de acordo com as demandas e as preferências da comunidade.

Localizado na rua Professor Oscar Barreto Filho, no Parque América, o Complexo fica a menos de 800 metros da Estação Grajaú da CPTM e do Terminal de Ônibus do Grajaú. Por isso, atende uma população de 420 mil habitantes. O investimento total no Calçadão Cultural do Grajaú foi de R$ 5 milhões. As obras incluíram a canalização do córrego Rio das Pedras, executada pela Secretaria de Habitação (Sehab), que implantou também o Parque Linear.

Casa de Cultura Palhaço Carequinha

A Casa de Cultura Palhaço Carequinha, sede do Calçadão Cultural, abriga teatro, espaço de exposições, biblioteca e cinema. Gerida pela Subprefeitura de Capela do Socorro, em parceria com a Secretaria de Cultura, tem oferecido ao longo destes dois anos oficinas de trabalhos manuais, como crochê, bordado em fita e fuxico; aulas de dança de salão, street dance, balé infantil, artes marciais, capoeira, artes plásticas, danças étnicas e teatro; cursos de inglês, espanhol, de violão e de corte de cabelo.

O Ponto de Leitura Graciliano Ramos, construído pela Secretaria Municipal de Cultura na Casa de Cultura foi ampliado em 2010 e disponibiliza à população livros, jornais e revistas, que podem ser emprestados mediante cadastro.

Outra opção da Casa de Cultura é o cinema que está sendo reestruturado para ampliar suas sessões com programação gratuita e diversificada, a sala conta com 120 lugares e equipamentos de projeção e áudio de alta qualidade.

Centro de Cidadania da Mulher
No Centro de Cidadania da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria, duas vezes por semana um defensor público fornece orientação jurídica e encaminhamentos para casos de violência contra a mulher. Existem também cursos de geração de renda, como tear, decoupage, bijuteria, tricô, crochê, cestaria e pintura em tecido, além de atividades culturais, cursos de alfabetização, ginástica e terapia comunitária.

Esportes
O Calçadão Cultural também é um espaço para atividades físicas. O Clube Sebastião Zilig e os Clubes da Comunidade (CDC) Tancredo Neves e Parque América (conhecido como Gigantinho) abrigam escolinhas de futebol e promovem torneios da modalidade. Aulas de dança, capoeira e aeróbica completam a programação.
 

collections
Galeria de imagens