Subprefeitura Capela do Socorro

Segunda-feira, 9 de Junho de 2025 | Horário: 14:48
Compartilhe:

Programa Mananciais alia urbanização e preservação ambiental em São Paulo

Mais de 16,5 mil mudas nativas plantadas, além de mais de 10 mil mudas previstas por meio de Termos de Compromisso Ambiental

Além de obras de urbanização e habitação, o Programa Mananciais, da Prefeitura de São Paulo, vem se consolidando como uma das principais iniciativas de recuperação ambiental na capital. A ação integra melhorias estruturais em áreas de mananciais com o fortalecimento da cobertura vegetal e a criação de espaços públicos verdes.

Desde 2021, o programa já entregou 10 áreas verdes entre parques e praças, promovendo o plantio de 16.555 mudas nativas. Como exemplo temos o Parque Jardim Apurá, Parque Pabreu Prainha, algumas etapas do Parque Cantinho do Céu, além das praças Cívica e Bem-Te-Vi no Vargem Grande e a praça da União no Alto da Alegria. Dentre tantos outros, a expansão da iniciativa prevê ainda a construção de outros 10 parques, com cerca de 1.111 novas mudas, além da implantação de duas novas praças em regiões vulneráveis.

As ações de compensação ambiental também se destacam nos diferentes lotes do programa. Somente no Lote 02 que contemplam as obras da região da jurisdição da subprefeitura de M. Boi Mirim, região do Jardim Ângela, os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) preveem o plantio de aproximadamente 2,8 mil mudas nativas.

Já no Lote 03, também no Jardim Ângela, os Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) de 2015 e 2022 resultaram no plantio de 222 mudas nativas, sendo 70 dessas doadas pelo Estado de São Paulo ao Viveiro Municipal Manequinho Lopes.

No Conjunto Habitacional Novo Brasil, por meio dos TCRAs, estão previstos o plantio de 2.774 mudas. Atualmente, estão em andamento ações de recuperação ambiental, com a semeadura direta (muvuca) em 13,4 hectares e o plantio de mudas em 20,2 hectares.

Outra frente relevante é a obra da Chácara do Conde, onde está previsto o plantio de 7.507 mudas nativas, conforme o TCRA firmado. Adicionalmente, através do TCA firmado houve a entrega de 757 mudas.

Combinando infraestrutura urbana e responsabilidade ambiental, o Programa Mananciais se firma como uma estratégia essencial para a promoção da qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais em São Paulo. A meta é garantir que o desenvolvimento urbano avance em equilíbrio com o meio ambiente.

collections
Galeria de imagens