Subprefeitura Capela do Socorro

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025 | Horário: 14:36
Compartilhe:

Projeto Parque Jardim Castelo é selecionado para a Incubadora de Projetos “Solução Natureza” e participará da Mesa Redonda de Investidores no C40 World Mayors Summit, no Rio de Janeiro.

O Projeto Parque Jardim Castelo, do Programa Mananciais, foi selecionado para integrar a Incubadora de Projetos “Solução Natureza”, iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a C40 Cities e apoio do CGEE e da Aliança Bioconexão Urbana.

O projeto passou por um rigoroso processo de seleção, que incluiu as etapas de qualificação, avaliação e seleção final, com o objetivo de escolher até 30 projetos urbanos no país com soluções baseadas na natureza (SbN).

Durante a qualificação, verificou-se a elegibilidade e o alinhamento às diretrizes da Incubadora; na avaliação, um comitê analisou critérios técnicos, financeiros e de impacto; e, por fim, na seleção, os projetos aprovados foram formalmente aceitos para receber suporte técnico e acesso a financiadores.

A escolha do Parque Jardim Castelo representa um marco para o Programa Mananciais, pois viabiliza ações de revegetação de margens, recuperação de nascentes, implantação de lagoas de retenção, jardins de chuva e outras soluções baseadas na natureza na região da Subprefeitura de Cidade Ademar, na bacia da represa Billings, área estratégica para a segurança hídrica de São Paulo.

Neste segundo passo, o Programa apresentará o Projeto Parque Jardim Castelo durante a Mesa Redonda de Investidores do C40 World Mayors Summit, que ocorrerá de 3 a 5 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O evento é co-organizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, no contexto do Fórum de Líderes Locais da COP30.

Após a participação no Summit, o projeto passará por uma série de etapas de capacitação e estruturação técnica:

- 1º semestre de 2026 – Capacitação de cidades brasileiras por meio de webinars voltados à conceituação e fortalecimento de projetos urbanos com foco em SbN, incluindo a preparação de pitches de alto impacto para financiadores.

- Agosto de 2026 – Suporte técnico para o desenvolvimento da Nota Conceitual do Projeto.

- Até outubro de 2026 – Realização de encontros de engajamento com atores de financiamento e órgãos do governo federal, como o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

SOBRE O PROJETO PARQUE JARDIM CASTELO

O projeto do Parque Jardim Castelo integra a etapa final do processo de regularização fundiária do Bairro Castelo, localizado na Subprefeitura de Cidade Ademar, na bacia da represa Billings, área estratégica para a segurança hídrica da cidade. O bairro conta com infraestrutura urbana em fase final de conclusão de obras, incluindo drenagem, esgoto, iluminação, estabilização geotécnica e vias. As plantas urbanísticas foram concluídas e está em andamento a titulação dos 80 lotes existentes, consolidando a regularização do assentamento. O parque ocupará uma área de 14.125 m² e foi concebido como elemento central de qualificação urbana e ambiental, com adoção de Soluções Baseadas na Natureza, incluindo lagoa de retenção com filtração natural, recuperação de nascente, revegetação de margens e contenção de taludes com bioengenharia. Essas intervenções reduzem riscos de enchentes e deslizamentos, aumentam a infiltração de águas pluviais, melhoram a qualidade hídrica da Billings e fortalecem a resiliência local frente a eventos climáticos extremos. O projeto paisagístico prevê ainda sede administrativa, campo de futebol com arquibancada, playground, trilhas e caminhos permeáveis, academia ao ar livre e áreas de lazer acessíveis, ampliando a oferta de espaços públicos de qualidade em uma região de alta vulnerabilidade social. O valor estimado para implantação do parque é de R$ 28 milhões, e o apoio da Incubadora de Projetos Solução para Natureza será estratégico para facilitar a captação de recursos e a busca de financiamento para sua execução.

O QUE É A INCUBADORA DE PROJETOS “SOLUÇÃO NATUREZA”

A Incubadora de Projetos “Solução Natureza” é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, realizada nesta edição em parceria com a C40 Cities e com apoio do CGEE e da Aliança Bioconexão Urbana. Seu objetivo é facilitar o acesso ao financiamento para projetos urbanos que utilizam Soluções Baseadas na Natureza (SbN). A iniciativa oferece apoio técnico gratuito e conexão direta com financiadores nacionais e internacionais para até 30 projetos em diferentes cidades brasileiras, fortalecendo ações urbanas inovadoras voltadas à adaptação climática e à melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O QUE SÃO SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA (SBN)

As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) são ações que utilizam os próprios processos naturais para melhorar a infraestrutura urbana e enfrentar problemas como enchentes, deslizamentos, poluição da água e efeitos das mudanças climáticas. No contexto da SEPM, isso inclui intervenções como revegetação de margens de córregos, recuperação de nascentes, criação de lagoas de retenção, implantação de jardins de chuva e técnicas de bioengenharia para estabilização de taludes. Essas soluções ajudam a proteger o meio ambiente, aumentam a segurança das comunidades e melhoram a qualidade dos espaços urbanos.

collections
Galeria de imagens