Subprefeitura Cidade Ademar

Terça-feira, 22 de Julho de 2025 | Horário: 10:51
Compartilhe:

Na volta às aulas, Prefeitura inaugura Emei integral para 240 crianças no extremo sul da cidade

Unidade é a 35ª entregue desde 2023 e leva o nome da cientista social Gilda Figueiredo Portugal Gouvea
Fotos de: Sergio Barzaghi/Secom

    O prefeito Ricardo Nunes deu as boas-vindas aos mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal na volta às aulas nesta segunda-feira (21), com a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, localizada na Cidade Júlia, no extremo sul da capital. Com investimento superior a R$ 9,5 milhões, a escola é a 35ª unidade educacional entregue desde 2023 — sendo 24 Centros de Educação Infantil (CEIs), 2 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), 4 Emeis, 2 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e 2 Centros Educacionais Unificados (CEUs), os CEUs Rei Pelé e Papa Francisco.

    Com capacidade para atender cerca de 240 crianças de 4 e 5 anos em período integral, das 8h às 16h, a nova unidade conta com 1.300 metros quadrados de área construída, distribuídos em dois pavimentos. A estrutura inclui brinquedoteca, elevadores, banheiros adaptados e outros recursos de acessibilidade, além de soluções sustentáveis, como sistema de reuso de água e placas solares para aquecimento. “Essa é a 33ª escola novinha que eu entrego, além dos dois CEUs que já inauguramos. Aqui teremos aula em período integral para todos os nossos alunos. Assim, ampliamos as escolas em tempo integral”, afirmou o prefeito. Com a entrega, a cidade atinge a marca de 511 escolas participantes do Programa São Paulo Integral (SPI).

Fotos de: Sergio Barzaghi/Secom

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, a nova unidade reforça o compromisso da cidade com a ampliação da Educação Infantil. “Além de zerarmos a fila da creche, seguimos inaugurando novas escolas para garantir que nossas crianças tenham todos os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento”, destacou.  Já o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, ressaltou o ritmo de investimentos na região: “Só aqui na Cidade Ademar, temos 22 intervenções em andamento — algumas de novas escolas, outras de reformas. Oito já foram concluídas e 14 estão em execução”.

Fotos de: Sergio Barzaghi/Secom


Homenagem

        A unidade presta homenagem à cientista social Gilda Figueiredo Portugal Gouvea, nome de destaque na Sociologia Clássica e referência nacional na formulação de políticas públicas educacionais. Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP, mestre em Ciências Humanas pela USP e doutora pela Unicamp, Gilda foi professora da Unicamp, integrou o Conselho Superior do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e colaborou com o Centro Ruth Cardoso. No serviço público, atuou como secretária da Educação do Estado de São Paulo durante o governo Franco Montoro (1983–1987) e foi a primeira mulher a chefiar um gabinete estadual. Em nível federal, teve atuação destacada durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, inclusive como ministra interina da Educação.

    Ao comentar a homenagem, a irmã da educadora, Cristina Gouvea, ressaltou sua dedicação à educação brasileira: “Quando soube da inauguração de uma escola com seu nome, senti que era algo muito meritório para se lembrar do quanto ela quis, quanto ela trabalhou, para que a educação brasileira fosse muito boa, muito atenta e muito cuidadosa com todas as crianças, com todos os modelos, com todos os tipos”. Gilda faleceu em setembro de 2024, aos 80 anos, deixando um legado duradouro para a educação e a gestão pública no país.

Imagem da galeria

Fotos de: Sergio Barzaghi/Secom

collections
Galeria de imagens