Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012 | Horário: 15:30
Compartilhe:

Prefeitura firma parceria para revitalizar Parque Olavo Setubal e apresenta balanço do Verde

A Prefeitura de São Paulo firmou uma parceria com o Itaú Unibanco para revitalizar o Parque Olavo Edydio Setubal, o Parque do Carmo, na Zona Leste. O convênio prevê a realização das obras dentro de quatro meses, com investimentos de R$ 1,5 milhão por parte da instituição financeira.

Representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e do Itaú Unibanco,  celebraram na manhã desta segunda-feira (17), acordo de cooperação para revitalizar o Parque Olavo Edydio Setubal, o Parque do Carmo, na Zona Leste.  O convênio prevê a realização das obras dentro de quatro meses, com investimentos de R$ 1,5 milhão  por parte da instituição financeira.

 

 

Durante o evento, o prefeito afirmou que a parceria é também uma oportunidade de homenagear o ex-prefeito Olavo Setubal. “Ele criou esse parque, portanto, é uma feliz iniciativa esta parceria, pois dá a oportunidade de relembrar o que Olavo Setubal fez pela cidade. Investimentos importantes como este melhoram ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo parque”, disse o prefeito, que enfatizou o trabalho da administração municipal na ampliação de espaços verdes.  “Ao longo de nossa gestão, houve uma preocupação com o verde. São Paulo tinha 34 parques e hoje estamos com mais de 90 equipamentos. Eram 15 milhões de metros de área verde e hoje são quase 50 milhões de metros quadrados, um salto expressivo de áreas públicas para proveito da população”, comparou.

 

O acordo prevê a instalação de 17 novos bebedouros adaptados para pessoas com deficiência, reforma das portarias e guaritas internas, melhoria de cinco banheiros e instalação de dispositivos de acessibilidade, além da atualização das placas de comunicação. Durante as obras, o  parque  não terá o funcionamento alterado, abrindo ao público das 6h às 19h. “Como o prefeito disse, é uma forma de homenagear o ex-prefeito Olavo Setubal, criador desse parque na década de 1970. Ele merece porque foi uma pessoa que investiu na criação de áreas verdes”, disse o secretário do Verde e do Meio Ambiente.

 

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

 

Parque do Carmo

 

O Parque do Carmo é um dos maiores espaços verdes da cidade de São Paulo com mais de 2,3 milhões de m². Antes da fundação, a área pertencia à fazenda de Oscar Americano de Caldas Filho, que ali costumava passar os finais de semana com a família. Para a criação do parque foram mantidos, além do prédio sede, em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e toda área ajardinada. Além de fauna e flora diversificadas, há grande comunidade nipônica na região, que todos os anos se reúne em volta do Bosque das Cerejeiras.

 

Alterado por decreto assinado em julho pelo prefeito de São Paulo, o nome do parque é uma homenagem ao ex-prefeito da cidade de São Paulo Olavo Egydio Setubal, cuja missão foi transformar o município em um espaço mais humano. Em 19 de setembro de 1976, quando estava no comando municipal,  Olavo Setubal fundou o parque na Zona Leste.

 

 

 

collections
Galeria de imagens