Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 3 de Maio de 2010 | Horário: 12:04
Compartilhe:

UBS de Itaim Paulista cultiva e distribui ervas medicinais

A Unidade Básica de Saúde Dr. Julio de Gouveia está cultivando e entregando para a população diversas plantas consideradas como ervas medicinais, desde março, como parte do programa Qualidade de Vida com Medicinas Tradicionais.
Guaco, erva-cidreira, poejo, losna, manjericão, alfavaca, bálsamo, boldo-do-chile, hortelã, capim-santo e alecrim são algumas das plantas comprovadas cientificamente como ervas medicinais que estão sendo cultivadas pela Unidade Básica de Saúde Dr. Julio de Gouveia, na Vila Itaim, e entregues para a população, desde março deste ano, como prática alternativa de saúde.

No fim do ano passado, grupos de hipertensão e diabetes, representantes do Conselho Gestor e funcionários da unidade de saúde participaram de treinamento com engenheiro-agrônomo do Viveiro Manequinho Lopes e aprenderam como adubar, plantar, reproduzir muda e identificar as ervas.

De acordo com a Lei nº 14.682, de 30/01/2008, a prática faz parte do Programa “Qualidade de Vida com Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde”, da Prefeitura de São Paulo, que em parceria com a Organização Social Santa Marcelina integra as orientações e técnicas junto aos profissionais de saúde e à comunidade.


Serviço:

A Unidade Básica de Saúde Dr. Julio de Gouveia está localizada na Praça Major Levy Sobrinho, 139, em frente da estação da CPTM Itaim Paulista.
Informações pelo telefone 2572-0672.


collections
Galeria de imagens