Secretaria Especial de Comunicação
Obras de expansão da Linha 5 do Metrô são iniciadas
As obras da Linha 5 - Lilás do Metrô foram iniciadas, e irá do Largo 13, na região de Santo Amaro, até a Chácara Klabin, na Vila Mariana. Simultaneamento, estão sendo construídas a Linha 2 - Verde e a 4 - Amarela, com apoio da Prefeitura.
O governador José Serra deu início na última segunda-feira (17/08) às obras de expansão da Linha 5 - Lilás do Metrô na futura estação Adolfo Pinheiro. O prolongamento vai do Largo 13, na região de Santo Amaro, até a Chácara Klabin, na Vila Mariana. O Prefeito de São Paulo participou da solenidade. O governo de São Paulo constrói simultaneamente três linhas do metrô: a Linha 2 - Verde e a 4 - Amarela, além da Lilás. As obras têm apoio da Prefeitura paulistana.
O governador elogiou a parceria com a Prefeitura. "A Prefeitura tem atravessado uma situação financeira complicada, por causa da desaceleração da arrecadação, mas tem mantido seu compromisso de reintroduzir recursos no Metrô. Isso contribui muito para a aceleração das nossas obras", afirmou.
Após três décadas sem apoiar a construção do Metrô, a Prefeitura fará um aporte total de R$ 2 bilhões no período entre 2005 e 2012. "Depois de 30 anos, a Prefeitura volta a investir no Metrô, com R$ 1 bilhão na primeira gestão, e mais R$ 1 bilhão a serem investidos na atual", disse o prefeito. Ele afirmou que R$ 200 milhões estão sendo investidos na expansão da Linha 5 - Lilás.
A estação Adolfo Pinheiro, cujas obras foram iniciadas hoje, deverá ficar pronta em 2011. Já o prolongamento, de 12 km e 11 estações, deverá estar totalmente concluído em 2012. A Linha 5 - Lilás, que hoje não está integrada às demais do metrô, terá estações de baldeação com as linhas 1 e 2 do sistema.
As obras da Linha 2 - Verde estão em estágio mais avançado. A linha, que hoje liga a Vila Madalena até o Ipiranga, será estendida até a Vila Prudente. A estação Sacomã, que deverá ser aberta em dezembro, terá interligação com o Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes e com o terminal rodoviário que recebe ônibus intermunicipais vindos da região do ABC. A linha recebeu outros R$ 198 milhões da Prefeitura em outubro de 2008.
Por fim, o governo do Estado constrói a Linha 4 - Amarela, cujo trecho entre a República e a Luz terminou de ser escavado na última sexta-feira, dia 14. Agora, os operários trabalham na colocação dos trilhos e dos sistemas de sinalização de via. A previsão é iniciar testes com os trens, sem condutores, em novembro deste ano. A Prefeitura investiu R$ 30 milhões em desapropriações na região do Largo da Batata.
O governador elogiou a parceria com a Prefeitura. "A Prefeitura tem atravessado uma situação financeira complicada, por causa da desaceleração da arrecadação, mas tem mantido seu compromisso de reintroduzir recursos no Metrô. Isso contribui muito para a aceleração das nossas obras", afirmou.
Após três décadas sem apoiar a construção do Metrô, a Prefeitura fará um aporte total de R$ 2 bilhões no período entre 2005 e 2012. "Depois de 30 anos, a Prefeitura volta a investir no Metrô, com R$ 1 bilhão na primeira gestão, e mais R$ 1 bilhão a serem investidos na atual", disse o prefeito. Ele afirmou que R$ 200 milhões estão sendo investidos na expansão da Linha 5 - Lilás.
A estação Adolfo Pinheiro, cujas obras foram iniciadas hoje, deverá ficar pronta em 2011. Já o prolongamento, de 12 km e 11 estações, deverá estar totalmente concluído em 2012. A Linha 5 - Lilás, que hoje não está integrada às demais do metrô, terá estações de baldeação com as linhas 1 e 2 do sistema.
As obras da Linha 2 - Verde estão em estágio mais avançado. A linha, que hoje liga a Vila Madalena até o Ipiranga, será estendida até a Vila Prudente. A estação Sacomã, que deverá ser aberta em dezembro, terá interligação com o Terminal Sacomã do Expresso Tiradentes e com o terminal rodoviário que recebe ônibus intermunicipais vindos da região do ABC. A linha recebeu outros R$ 198 milhões da Prefeitura em outubro de 2008.
Por fim, o governo do Estado constrói a Linha 4 - Amarela, cujo trecho entre a República e a Luz terminou de ser escavado na última sexta-feira, dia 14. Agora, os operários trabalham na colocação dos trilhos e dos sistemas de sinalização de via. A previsão é iniciar testes com os trens, sem condutores, em novembro deste ano. A Prefeitura investiu R$ 30 milhões em desapropriações na região do Largo da Batata.
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