Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 14 de Março de 2008 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Prefeitura transfere R$ 200 milhões para Metrô ampliar linha 5

O prjeto de ampliação da linha Lilás do metrô abrangerá a construção de túneis e cinco estações entre o Largo Treze, Santo Amaro e o Campo Belo. Os R$ 200 milhões representam a primeira parcela de investimentos da administração municipal no Metrô.
Depois de 28 anos, a Prefeitura volta a investir no Metrô. O prefeito de São Paulo transferiu na última quinta-feira (13/03), R$ 200 milhões de recursos municipais para que o Governo do Estado amplie a Linha 5 - Lilás, o que incrementará a rede metroviária que serve a região de Santo Amaro, na Zona Sul da Cidade. A cerimônia foi realizada no largo 13 de Maio, em Santo Amaro, com a presença do governador.

Graças aos recursos da Prefeitura, a Linha 5 deverá contar com duas novas estações até 2010. Quando estiver concluída, ligará Capão Redondo, na Zona Sul, às estações Santa Cruz (Linha 1 - Azul) e Chácara Klabin (Linha 2 - Verde), integrando a região de Santo Amaro à rede metroviária.

"Assumimos o compromisso de entregar recursos até o limite de R$ 1 bilhão para o Metrô", afirmou o prefeito. "A Prefeitura de São Paulo, no dia de hoje, volta a participar do Metrô", disse o governador.

A expansão da Linha 5 - Lilás será feita em duas etapas. Na primeira, até o fim de 2010, serão entregues duas novas estações, a Adolfo Pinheiro e a Campo Belo, com 5,6 quilômetros de linha.

Durante o período, estarão em construção outras estações, que serão entregues numa segunda etapa. Nesta fase, programada para 2011, serão nove estações novas em funcionamento, com seis quilômetros de novas linhas. São as seguintes as novas estações: Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin, além da conclusão das estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, que já estarão em obras durante a primeira etapa. A Linha 5 - Lilás possui atualmente 8,4 quilômetros e liga as estações Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Está em funcionamento desde outubro de 2002.

Na primeira etapa serão feitas desapropriações, aquisição de oito trens, equipamentos para nova subestação elétrica, sinalização automática, sistemas de ventilação, escadas rolantes, elevadores e sistemas necessários à operação das duas novas estações - Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Serão construídos túneis e cinco estações entre o Largo Treze e Campo Belo, sendo que a Adolfo Pinheiro e a Campo Belo serão as primeiras a entrar em operação. As outras três estações - Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin - começam a funcionar na segunda etapa.

Quando estiver concluída, a Linha 5 - Lilás contará com 33 trens. Atualmente, quem está no Grajaú, Varginha, Parelheiros ou Jardim Ângela só consegue alcançar o Metrô por ônibus. Com a Linha 5 - Lilás pronta, os usuários terão a opção de fazer a integração em Santo Amaro. A ampliação possibilitará integrar fisicamente vários corredores, linhas de Metrô e de trens metropolitanos.


collections
Galeria de imagens