Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 18 de Novembro de 2008 | Horário: 08:15
Compartilhe:

Prefeitura inaugura CEU Tiquatira, para mais de 2 mil alunos, na Penha

No último sábado (15/11) o CEU foi inaugurado oficialmente, com a presença do prefeito. Sua capacidade é de 2 mil alunos, possui um Bloco Didático e outro Esportivo Cultural, e tem parte do terreno destinado à uma Escola Técnica.
Em funcionamento desde 15 de setembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Tiquatira, na Penha, Zona Leste de São Paulo, foi inaugurado oficialmente no último sábado, dia 15 de novembro, com a presença do prefeito de São Paulo. A unidade tem capacidade para receber mais de 2 mil alunos e possui terreno de 30 mil m², dos quais 18 mil m² são destinados ao CEU e os 12 mil m² restantes foram passados para o Governo do Estado, por convênio, para a construção de uma Escola Técnica (ETEC).

Os próximos CEUs a serem inaugurados são o Alto Alegre, na Zona Leste, o Parque Anhangüera, na Zona Norte, e, na seqüência, o CEU Paraisópolis, na Zona Sul.

Os CEUs são formados por um Bloco Didático e por um Bloco Esportivo Cultural (BEC) - cujos equipamentos de lazer são oferecidos à comunidade nos fins de semana ou conforme for determinado pela coordenação de educação local.

O Bloco Didático é formado por um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) em um prédio, e uma Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) em outro. São 41 salas, que serão usadas de acordo com a necessidade da região, incluindo laboratório de ciências, sala de informática e espaço multiuso.

O BEC é composto por três piscinas (semi-olímpica, recreativa e infantil), duas quadras poliesportivas (uma coberta) e teatro com 184 lugares. O CEU possui ainda prédio administrativo, um refeitório principal, biblioteca e telecentro, além de sistema de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

As obras do CEU Tiquatira geraram cerca de 350 empregos diretos e, para melhorar o acesso ao equipamento, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras executou, com apoio da Usina de Asfalto da Cidade de São Paulo, a pavimentação da rua Kampala, em uma extensão de 240,37 m e 1.298 m² de área.

A construção de novas escolas tem, entre seus principais objetivos, a eliminação do terceiro turno. A Prefeitura também investe na melhoria das condições salariais dos servidores municipais e em cursos de capacitação para professores.


collections
Galeria de imagens