Secretaria Especial de Comunicação
Rua 25 de março só para pedestres a partir de 9 de outubro
As mais de 400 mil pessoas que passam diariamente pela via não precisarão mais disputar espaço com os automóveis durante o horário comercial. Medida é experimental mas, se for aprovada, pode ficar.
A partir da próxima segunda-feira (09/10) quem freqüenta a Rua 25 de Março terá muito mais espaço, segurança e conforto para fazer suas compras, sem a disputa por um lugar na calçada. Neste dia Começa a vigorar o bloqueio da via para o tráfego de veículos.
Com a medida, varejistas de todo o país em busca de mercadorias para suas lojas e consumidores de todas as idades e classes sociais, que procuram produtos com preços mais acessíveis do que os dos shoppings, terão a rua à sua inteira disposição.
A interdição valerá de segunda a sábado, das dez às dezoito horas, entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira da Constituição. O bloqueio para os veículos será feito com cancelas e cavaletes, que serão instalados pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras no domingo (08/10).
“Este é um projeto experimental e, dependendo dos resultados, tem grandes chances de se tornar permanente. Acreditamos que esta seja a melhor solução, mas, se sentirmos que há problemas, vamos estudar outras alternativas”, explica o Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé.
“A nossa intenção é organizar a 25 de Março, por onde circula um enorme contingente de pessoas, para que elas possam fazer suas compras com muito mais conforto e segurança”, compelta.
A 25 de Março é uma das principais ruas comerciais de São Paulo, com um fluxo diário médio de mais de 400 mil pessoas. Em períodos de datas comemorativas esse número é ainda maior. No Natal, por exemplo, bate recordes de um milhão de pessoas.
A iniciativa do fechamento da rua para os automóveis foi planejada em conjunto entre a Prefeitura, a CET e a Associação dos Lojistas da 25 de Março (Univinco). Sem os veículos, os pedestres, hoje limitados às estreitas calçadas, terão mais espaço para circular.
O secretário aposta ainda na diminuição do número de ambulantes da região e no aumento da segurança: “Isso porque os efetivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) ganharão reforços e as câmeras de monitoramento já estão em funcionamento, ajudando no combate às mais diversas irregularidades”.
Alterações no Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tomou algumas medidas para facilitar o trânsito da área, que reflete diretamente na fluidez de avenidas essenciais da cidade, como a Prestes Maia, a 23 de Maio e a Rubem Berta.
Para começar, a 25 de Março deixará de ter mão-dupla e passará a ter sentido único desde a rua Paula de Souza até a avenida Senador Queiroz. Além disso, alguns trechos das seguintes ruas passarão a ter sentido único de circulação.
São eles:
- Rua Barão de Duprat, da rua Carlos de Souza Nazareth até a rua Cavaleiro Basílio Jafet;
- Rua Barão de Duprat, da rua Paula Souza até a avenida Senador Queiroz;
- Rua Comendador Afonso Kherlakian, da rua Barão de Duprat até a rua Comendador Abdo Schain;
- Rua Comendador Abdo Schain, da rua Comendador Afonso Kherlakian até a rua Cavaleiro Basílio Jaft.
Carga e descarga
A operação de carga e descarga de mercadorias na 25 de Março deverá ser feita nos horários em que a circulação da via estará liberada para veículos, ou seja, antes das dez horas e depois das dezoito horas.
Entre dez e dezoito, a circulação de caminhões será proibida em toda região entre as avenidas do Estado, Senador Queiroz e Prestes Maia. Nesse horário, a carga e a descarga de mercadorias com destino à 25 de Março poderão ser realizadas com a utilização de veículos de pequeno e médio porte na Zona Marrom, a ser implantada na rua Comendador Abdo Schain.
Alternativas
- O motorista que sai das zonas Sul e Oeste poderá chegar à 25 de Março utilizando o seguinte caminho: Ligação Leste/Oeste, Viaduto 31 de Março, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, avenida. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, atingindo a 25 de Março em seu extremo oposto;
- Quem sai da Zona Leste deverá utilizar a pista local da Radial Leste, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, Av. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, também acessando a 25 de Março em seu extremo oposto.
Durante os primeiros dias, a Engenharia de Campo da CET vai acompanhar a interdição e orientar motoristas e usuários.
Com a medida, varejistas de todo o país em busca de mercadorias para suas lojas e consumidores de todas as idades e classes sociais, que procuram produtos com preços mais acessíveis do que os dos shoppings, terão a rua à sua inteira disposição.
A interdição valerá de segunda a sábado, das dez às dezoito horas, entre a rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira da Constituição. O bloqueio para os veículos será feito com cancelas e cavaletes, que serão instalados pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras no domingo (08/10).
“Este é um projeto experimental e, dependendo dos resultados, tem grandes chances de se tornar permanente. Acreditamos que esta seja a melhor solução, mas, se sentirmos que há problemas, vamos estudar outras alternativas”, explica o Secretário de Coordenação das Subprefeituras e Subprefeito da Sé.
“A nossa intenção é organizar a 25 de Março, por onde circula um enorme contingente de pessoas, para que elas possam fazer suas compras com muito mais conforto e segurança”, compelta.
A 25 de Março é uma das principais ruas comerciais de São Paulo, com um fluxo diário médio de mais de 400 mil pessoas. Em períodos de datas comemorativas esse número é ainda maior. No Natal, por exemplo, bate recordes de um milhão de pessoas.
A iniciativa do fechamento da rua para os automóveis foi planejada em conjunto entre a Prefeitura, a CET e a Associação dos Lojistas da 25 de Março (Univinco). Sem os veículos, os pedestres, hoje limitados às estreitas calçadas, terão mais espaço para circular.
O secretário aposta ainda na diminuição do número de ambulantes da região e no aumento da segurança: “Isso porque os efetivos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar (PM) ganharão reforços e as câmeras de monitoramento já estão em funcionamento, ajudando no combate às mais diversas irregularidades”.
Alterações no Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) tomou algumas medidas para facilitar o trânsito da área, que reflete diretamente na fluidez de avenidas essenciais da cidade, como a Prestes Maia, a 23 de Maio e a Rubem Berta.
Para começar, a 25 de Março deixará de ter mão-dupla e passará a ter sentido único desde a rua Paula de Souza até a avenida Senador Queiroz. Além disso, alguns trechos das seguintes ruas passarão a ter sentido único de circulação.
São eles:
- Rua Barão de Duprat, da rua Carlos de Souza Nazareth até a rua Cavaleiro Basílio Jafet;
- Rua Barão de Duprat, da rua Paula Souza até a avenida Senador Queiroz;
- Rua Comendador Afonso Kherlakian, da rua Barão de Duprat até a rua Comendador Abdo Schain;
- Rua Comendador Abdo Schain, da rua Comendador Afonso Kherlakian até a rua Cavaleiro Basílio Jaft.
Carga e descarga
A operação de carga e descarga de mercadorias na 25 de Março deverá ser feita nos horários em que a circulação da via estará liberada para veículos, ou seja, antes das dez horas e depois das dezoito horas.
Entre dez e dezoito, a circulação de caminhões será proibida em toda região entre as avenidas do Estado, Senador Queiroz e Prestes Maia. Nesse horário, a carga e a descarga de mercadorias com destino à 25 de Março poderão ser realizadas com a utilização de veículos de pequeno e médio porte na Zona Marrom, a ser implantada na rua Comendador Abdo Schain.
Alternativas
- O motorista que sai das zonas Sul e Oeste poderá chegar à 25 de Março utilizando o seguinte caminho: Ligação Leste/Oeste, Viaduto 31 de Março, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, avenida. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, atingindo a 25 de Março em seu extremo oposto;
- Quem sai da Zona Leste deverá utilizar a pista local da Radial Leste, rua da Figueira, Viaduto Antonio Nakagima, Av. Rangel Pestana (sentido Centro) e Rua Bitencourt Rodrigues, também acessando a 25 de Março em seu extremo oposto.
Durante os primeiros dias, a Engenharia de Campo da CET vai acompanhar a interdição e orientar motoristas e usuários.
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